Rival do Phenom 300, jato suíço que pousa na terra é certificado

Foi certificado no último dia 7, pela agência americana FAA e pela européia EASA, o primeiro jato da Pilatus: o PC-24 SVJ – Super Versatile Jet. O avião é concorrente do best-seller brasileiro Embraer Phenom 300 e tem capacidades únicas.




O primeiro protótipo do PC-24 fez seu voo inaugural em maio de 2015. Depois mais duas aeronaves se juntaram ao programa de certificação, que totalizou 2205 horas voadas até agora. Dentre os testes foram realizadas operação em aeroportos de alta altitude e com temperaturas altas, operações na neve e testes com impacto de pássaros.

A aeronave superou as expectativas de performance. Esperava-se que tivesse a velocidade máxima de 425 nós (787 km/h), mas o avião foi além e atingiu 440 nós (815 km/h) sem comprometer a segurança. A linha de montagem da aeronave na Suíça está movimentada com oito aeronaves sendo montadas simultaneamente, com a expectativa de 23 unidades entregues ao longo de 2018.

A primeira entrega será para a cliente americana PlaneSense, que é uma empresa de compartilhamento de aeronaves. O PC-24 leva até 10 passageiros, conta com alcance máximo de 2.035 milhas náuticas (3.768 km), decola em pistas de 850 metros e, graças ao seu trem de pouso principal que conta com duas rodas em cada perna, ele consegue operar em pistas não pavimentadas como de terra ou de grama.

Pela Assessoria de Imprensa da Pilatus.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos