Início Acidentes e Incidentes Roda se solta de avião, cai após a decolagem e passageiro filma...

Roda se solta de avião, cai após a decolagem e passageiro filma o momento

Um avião comercial perdeu uma de suas rodas durante a decolagem na última sexta-feira, 3 de janeiro, e o incidente foi filmado por um dos passageiros do voo, conforme você poderá ver no vídeo ao final.

Roda com problema durante a corrida de decolagem

A aeronave envolvida na ocorrência foi o bimotor turboélice De Havilland Dash 8-300 da companhia aérea canadense Jazz, que opera voos regionais para a Air Canada, registrado sob a matrícula C-FSOU. Ele realizaria o voo de número AC8684 de Montreal para Saguenay Bagotville, ambas no Canadá.

Dash 8 da Jazz, igual ao envolvido no incidente – Imagem: Tony Hisgett [CC]

Segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald, o avião tinha a bordo 49 passageiros e 3 tripulantes, e estava acelerando na decolagem da pista 24L de Montreal quando a roda interna do trem de pouso principal esquerdo começou a soltar uma grande quantidade de faíscas na região da fixação com o eixo.

As faíscas continuaram durante o restante da corrida até que, logo após a rotação, a roda se separou do eixo do trem de pouso e caiu de volta na pista.

A tripulação continuou a subida inicial até 3000 pés e então permaneceu voando no entorno de Montreal por mais de 1 hora para queimar combustível, garantindo um peso mais adequado para o pouso na condição fora do padrão em que se encontrava.

O voo do F-SOU do dia 3 de janeiro – Imagem: FlightRadar24

A aeronave efetuou um pouso seguro na pista 24R cerca de 95 minutos após a partida. Veja a seguir toda a sequência da ocorrência filmada pelo passageiro, que registrou desde o problema na decolagem até o pouso sem a roda.

Outro caso com o Dash 8-300

Outra ocorrência idêntica aconteceu pouco tempo atrás, em outubro de 2019, também com um Dash 8-300, porém da companhia aérea Silverston Air Services.

A aeronave de registro 5Y-BWG perdeu uma das rodas durante a decolagem de Lodwar, no Noroeste do Quênia, quando voaria até Nairóbi no dia 28 de outubro. Veja mais detalhes na matéria a seguir, ou clicando aqui.

Sair da versão mobile