Rolls-Royce inicia a fabricação do Ultrafan, maior motor de avião do mundo

A Rolls-Royce anunciou nesta terça,-feira, 11 de fevereiro, que começou a fabricar as maiores pás de motores aeronáuticos do mundo, que equiparão seu motor UltraFan®, um equipamento que busca estabelecer novos padrões de eficiência e sustentabilidade na indústria aeronáutica, segundo informa a empresa.

Rolls-Royce

As lâminas compostas têm um diâmetro de 3,55 metros, quase do tamanho de uma fuselagem de um avião narrowbody como o 737, e estão sendo fabricadas no centro de tecnologia da empresa em Bristol, Reino Unido. O marco também marca o início oficial da produção de peças para o demonstrador.

O UltraFan oferecerá uma redução no consumo de combustível de 25% em comparação com a primeira geração do motor Trent, e proporcionará a mesma redução percentual de emissões de CO2.

Parte dessa melhoria de eficiência vem das pás e da caixa do fan do UltraFan, que reduzem o peso em uma aeronave bimotor em 700 kg, o equivalente a oito pessoas que viajam “sem bagagem”.

Chris Cholerton, presidente da Rolls-Royce Civil Aerospace, disse: “Esta é a década do UltraFan e é emocionante entrar nela com o início da produção do mecanismo de demonstração. Temos todos os componentes, o design, as tecnologias, um novo banco de testes e agora estamos realmente vendo o motor tornando-se realidade”.

Testes em Solo

O UltraFan, que iniciará testes de solo em 2021 e estará disponível no final desta década, é um design escalável de 25.000 lb a 100.000 lb. Ele também possui uma nova arquitetura do núcleo do motor para oferecer a máxima eficiência na queima de combustível, compostos de matriz de cerâmica avançada, componentes resistentes ao calor que operam com mais eficiência em altas temperaturas da turbina, um conjunto de engrenagens para maximizar a eficiência do motor com alto empuxo e alto desvio (bypass).

O UltraFan é um elemento-chave da estratégia de sustentabilidade da Rolls-Royce, que envolve pesquisas contínuas para melhorar o desempenho dos motores, além de ser pioneira na eletrificação e trabalhar com parceiros industriais para acelerar a incorporação de combustíveis de aviação sustentáveis. Também faz parte da visão da Rolls-Royce Intelligent Engine, que reúne seus produtos, serviços e tecnologia digital.

As pás do fan são criadas com camadas de materiais de fibra de carbono e material de resina de última geração. O calor e a pressão são aplicados e cada lâmina é finalizada com uma fina borda de titânio, que oferece proteção extrema contra erosão, objetos estranhos e ataques de pássaros.

Com informações da Flight Global

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Começam as fases 2 e 3 das obras no Aeroporto de...

0
Com investimentos na casa dos R$ 15 milhões, a previsão para a conclusão das obras é para novembro deste ano, e o processo inclui a