Romênia é o primeiro país a isentar da quarentena os passageiros vacinados

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 737 da companhia aérea romena Blue Air – IMAGEM: Anna Zvereva/Wikimedia

A Romênia liberou passageiros que comprovarem vacinação contra COVID-19 de cumprirem a quarentena obrigatória após a chegada no país. Essa é a primeira nação da Europa a afrouxar as leis de proteção contra a pandemia com base na vacinação de usuários do transporte aéreo.

De acordo com informações divulgadas pelo portal britânico Independent, desde o dia 20 de janeiro, todos os viajantes que receberam as duas doses de alguma vacina contra COVID-19 não precisam mais entrar em quarentena de duas semanas após a chegada. No entanto, é necessário que tenham se passado pelo menos dez dias desde que a segunda dose tenha sido administrada.

O Comitê Nacional para Situações de Emergência da Romênia (CNSU, em inglês) publicou os detalhes dessa nova política após uma reunião na segunda-feira. 18. O Comitê também atualizou sua lista de países que considera de “alto risco epidemiológico”, referência usada pelo país para monitorar passageiros com potencial risco de contaminação.

A relação inclui 48 países, incluindo Brasil, que entrou na última atualização, publicada na terça-feira, 19. Na América do Sul, apenas Argentina e Colômbia também fazem parte da lista.

Passageiros que não puderem comprovar a vacinação precisarão cumprir 14 dias de isolamento obrigatório antes de poder circular pelo país. O governo da Romênia também informa em seu site que medidas adicionais podem ser solicitadas de passageiros vindos das regiões presentes na lista de alto risco.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Com falha, avião da Sete Táxi Aéreo pousa em BH ajudado...

0
Na última quarta-feira, 24 de fevereiro, uma aeronave do modelo Mitsubishi MU2B da empresa SETE Táxi Aéreo, sediada em Goiânia