Início Indústria Aeronáutica Rostec informa que testou com sucesso o ‘coração’ do motor russo do...

Rostec informa que testou com sucesso o ‘coração’ do motor russo do novo avião SSJ-NEW

Bancada de teste do motor PD-8 – Imagem: United Engine Corporation

A United Engine Corporation (UEC), da Rostec, concluiu com sucesso a primeira fase de teste do gerador de gás PD-8 para aviões SSJ-NEW, a nova versão do jato comercial Superjet.

Segundo a Rostec, especialistas do UEC-Saturn, em Rybinsk, testaram seu lançamento e operação em modo lento e em outros modos. O modelo de gerador de gás em tamanho real será apresentado no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS-2021.

O gerador de gás, que é chamado de ‘coração’ de um motor de avião, consiste em um compressor de alta pressão e uma câmara de combustão – esta parte aciona a unidade de potência.

Como parte dos testes, estimativas e experimentos foram realizados, e a configuração ótima do gerador de gás (seus sistemas elétrico, hidráulico e pneumático) foi encontrada. Depois disso, especialistas lançaram partidas “a quente” do motor usando combustível de jato real, que tiveram sucesso.

“O PD-8 é o ‘mais novo’ entre os motores de aeronaves da Rostec, projetado para aeronaves de curto alcance. O gerador a gás dessa unidade foi montado e instalado em bancada de testes em maio. Durante a primeira fase de testes, especialistas lançaram o motor com sucesso e o operaram em modo lento. Os testes confirmaram que as soluções de design estavam corretas. Essa experiência será levada em consideração quando as amostras subsequentes do gerador de gás e as amostras de teste do motor PD-8 forem feitas e testadas”, disse a Rostec. 

O motor PD-8 está sendo criado em conjunto pelas empresas que compõem a UEC para o SSJ-NEW – uma versão atualizada da aeronave Superjet, que será amplamente utilizada para substituição de importação de produtos não russos. O projeto da unidade de potência inclui tecnologias que foram testadas durante a criação do motor PD-14 para aeronaves de médio alcance.

Atualmente, os aviões SSJ-100 possuem motores turbofan SaM146 projetados pela UEC-Saturn em conjunto com a empresa francesa Snecma na primeira metade dos anos 2000. A empresa francesa fabrica geradores de gás para centrais elétricas.

Avião Superjet SSJ-100 – Imagem: Sergey Kustov / CC BY-SA 3.0

A Rostec também está desenvolvendo o motor PD-35 para aviões de longo alcance, que é o maior motor de aeronave já feito pela Rússia. Este é um dos maiores projetos da indústria aeronáutica russa. Motores com tais características nunca haviam sido criados nem mesma na época da União Soviética.

Informações da Rostec

Sair da versão mobile