Início Empresas Aéreas Conheça as rotas aéreas mais movimentadas do mundo neste janeiro de 2021

Conheça as rotas aéreas mais movimentadas do mundo neste janeiro de 2021

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Depois de um ano inteiro de impactos da pandemia de Covid-19 na demanda mundial por viagens aéreas, a consultoria OAG divulga hoje seu levantamento sobre as 10 rotas aéreas mais movimentadas do mundo neste mês de janeiro de 2021.

Como era de se esperar, assim como a Ásia foi a primeira a sofrer as consequências da crise, também tomou a liderança na recuperação do mercado de viagens. Todas as 10 rotas domésticas mais movimentadas do mundo estão lá, com 9 concentradas no extremo oriente e uma no oriente médio.

Em termos de rotas internacionais, como muitos países ainda seguem com bloqueios ou restrições de viagens, as mais movimentadas estão bem difundidas pelo planeta.

Obs: a OAG explica que as rotas mais movimentadas são definidas com base no volume de assentos planejados para o mês, e contemplam números para os dois sentidos de voos da rota.

Rotas domésticas mais movimentadas do mundo

Entre as rotas domésticas mais movimentadas do mundo em janeiro de 2021, Japão e China possuem 3 posições cada um no ranking das 10 primeiras, porém, a liderança está com a Coreia do Sul. Com quase 1,1 milhão de assentos oferecidos, a rota entre Jeju e Seoul Gimpo lidera com pouca vantagem para a segunda colocada no Vietnã, entre Hanoi e Ho Chi Minh City, com pouco mais de 1 milhão.

Um pouco mais distantes, a partir do terceiro lugar entram Japão, China, Indonésia e Arábia Saudita. Veja a seguir as rotas e valores.

As 10 mais movimentadas rotas domésticas do mundo – Fonte: OAG

As 10 mais movimentadas rotas domésticas do mundo – Imagem: Great Circle Mapper

Rotas internacionais mais movimentadas do mundo

No caso das rotas internacionais, não há nenhuma dominância de algum país específico. As rotas se distribuem por quase todo o planeta, e não por coincidência, a mais movimentada é exatamente aquela na qual a Emirates aloca vários voos por dia com o enorme Airbus A380: entre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Londres, na Inglaterra.

A OAG alerta que, apesar das restrições causadas pelo ‘lockdown’ imposto pelo Reino Unido em função da onda de contágio da nova cepa mais transmissível do coronavírus, os Emirados Árabes Unidos foram removidos da necessidade de quarentena, o que permitiu a continuidade do alto tráfego na rota.

Veja a seguir como ficou o ranking das 10 rotas internacionais mais movimentadas do mundo.

As 10 mais movimentadas rotas internacionais – Fonte: OAG

As 10 mais movimentadas rotas internacionais – Imagem: Great Circle Mapper

Sair da versão mobile