Rússia vai contra o mercado e inicia atualização do avião IL-96 de quatro motores

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião IL-96-300 Laboratório de Voo
IL-96-300 – Imagem: UAC / Youtube

Enquanto o mundo todo começa a retirar de serviço boa parte da frota de aviões de quatro motores, como os Airbus A340 e A380 e os Boeings 747-400, dando preferência para os modernos e econômicos jatos de dois motores, a United Aircraft Corporation (UAC), da russa Rostec, segue com seus planos de modernizar sistemas dos aviões IL-96.

A fabricante anuncia hoje que iniciou os testes de certificação de um sistema de navegação modernizado para aviões de grande porte da família IL-96. Os testes serão realizados a bordo do IL-96-300 usado como laboratório de voo, que você vê no vídeo a seguir:

Os sistemas foram modernizados pelos especialistas da Concern Radio-Electronic Technologies (KRET) da State Corporation Rostec. O equipamento permite que a aeronave siga sua rota com uma tolerância de não mais de 1 milha náutica (1,85 km) e pouse em baixa visibilidade com um desvio aceitável de não mais que 0,3 milha náutica (555 metros).

A UAC informa que o desenvolvimento atende aos mais recentes requisitos para o equipamento de navegação de aviões de grande porte que voam na Zona de Aviação Comum Europeia, incluindo sobre terrenos sem referência – oceanos, desertos e vastas florestas. Essas rotas são as mais difíceis de aeronavegar, porque os pilotos não conseguem determinar a localização da aeronave visualmente.

O equipamento atualizado será recebido pelas aeronaves IL-96-300, e alguns dos elementos do complexo de navegação e voo serão usados ​​no novo IL-96-400M, outro quadrijato que a Rússia segue desenvolvendo na contra-mão do mercado.

A primeira unidade do novo Il-96-400M está na linha de montagem final da Voronezh Joint-Stock Aircraft Company. Atualmente, o acoplamento de unidades de fuselagem está sendo concluído e a instalação de sistemas de aeronaves está em andamento.

“A criação de aviônicos de alta tecnologia está em estreita cooperação entre as empresas de fabricação de instrumentos e de aviação de Rostec. Ao desenvolver novos e modernizar sistemas existentes, resolvemos os problemas de substituição de importações e desenvolvemos a produção de aviônicos domésticos competitivos. O novo complexo de navegação foi criado na base russa de elementos, levando em consideração os requisitos internacionais atuais para sistemas de navegação. Planejamos concluir sua certificação até o final deste ano”, disse Oleg Evtushenko, diretor executivo da Rostec State Corporation.

Informações oficiais da UAC

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.