Rússia envia enormes aviões Antonov 124 para ajudar Cuba

AN-124 da Força Aérea russa – Imagem: Oleg V. Belyakov / CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

Com ajuda humanitária para Cuba, ilha caribenha sob regime comunista, a Rússia enviou dois gigantes cargueiros até o país. Os Antonov AN-124, segundo maior modelo do mundo em capacidade de carga, levaram toneladas de suprimentos para o combate à COVID-19.

Ao todo, o Ministério da Defesa da Rússia enviou cerca de 88 toneladas de suprimentos como alimentos, equipamentos de proteção individual e mais de 1 milhão de máscaras de proteção facial.

As aeronaves decolaram do campo de aviação de Chkálovski, na Rússia, no último dia 24 de julho e pousaram no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, na madrugada do dia 26 de julho. Uma das aeronaves em questão era um Antonov An-124-100 Ruslan registrado sob a matrícula RA-82038, pertencente à própria Força Aérea da Federação Russa.

As imagens do vídeo abaixo, publicado no Twitter pelo Ministério de Relações Exteriores de Cuba, mostram a aeronave da Força Aérea Rússia chegando no aeroporto para descarregar a ajuda humanitária.

Conforme informa o Cuba Debate, a ajuda humanitária foi ordenada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, dias depois de o governo dos Estados Unidos impor sansões a Cuba, após supostos abusos a manifestantes que protestavam contra o governo cubano.

O país passa maus momentos diante da crise pandêmica, tendo registrado na última sexta-feira mais de 7.000 casos positivos para COVID-19 em apenas 24 horas, marcando um novo recorde de infecções.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Grupo dono da Nella assina parceria com empresa da Árabia Saudita

0
Apesar das divulgações, nenhuma informação a respeito da natureza da parceria. O que será que pode estar vindo por aí?