Rússia investe US$20 mi para modernizar produção do IL-96-400M, sem objetivo de comercializar o modelo

Imagem: Alex Samsonov / Flickr

O governo russo alocou cerca de $1,32 bilhões de rublos ($20,8 milhões de dólares) para a United Aircraft Corporation (UAC), a companhia responsável pelo relançamento da aeronave widebody de passageiros Ilyushin IL-96-400M, versão mais recente da família IL-96, de acordo com uma notificação oficial de 26 de julho publicada no site do governo.




A injeção financeira impulsionará o capital registrado da Associação de Produção de Aeronaves de Voronezh (parte da UAC, mas geralmente conhecida por seu acrônimo russo VASO), que produz a aeronave. Os fundos se concentrarão na construção de uma nova instalação de 1055 metros quadrados, bem como na modernização completa das capacidades do fabricante. O projeto, que deve entrar em operação em 2020, requer um investimento total de $1,47 bilhão de rublos ($23,2 milhões de dólares).

Especialistas apontam que a própria aeronave IL-96 não é o alvo, já que o modelo não recebeu pedidos de operadores comerciais, mas visa preservar e desenvolver as competências gerais da VASO. A fabricante também participa de outros programas da UAC, como o jato regional Sukhoi Superjet 100 (SSJ100), o narrowbody avançado Irkut MC-21, o turboélice regional IL-114-300 e a aeronave Ilyushin IL-76MD-90A. A manutenção e a atualização de tais capacidades de produção fazem parte da estratégia política de preservar a independência da Rússia do Ocidente, em vista das sanções econômicas.

O IL-96-400M é uma versão para passageiros, com 390 assentos, da aeronave de carga IL-96-400T. O projeto de modernização foi lançado em 2016 e seu primeiro voo está previsto para 2019. O motor PA-90A1 está sendo desenvolvido pela UEC-Perm Motors (parte da United Engine Corporation) e deve ser entregue antes do final deste ano.

Além deste investimento atual de modernização da planta produtiva da VASO, o governo deve investir cerca de $50 bilhões de rublos no programa do IL-96. De acordo com Yuriy Slyusar, chefe da UAC, o Il-96 é o programa que “define a viabilidade da VASO”.

Os especialistas não preveem que esse programa de modernização conseguirá atingir o ponto de equilíbrio, já que o objetivo é preservar a expertise da Rússia na fabricação de aeronaves de fuselagem larga. O plano é produzir entre seis e oito IL-96-400Ms, com entregas programadas entre 2021 e 2024. O projeto está sendo financiado pela Corporação de Locação de Transportes do Estado (GTLK), que receberá fundos adicionais para esse fim.

 
Informações pelo Russian Aviation Insider.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias