Início Indústria Aeronáutica Rússia planeja para 2023 o avião de passageiros Superjet 100 New

Rússia planeja para 2023 o avião de passageiros Superjet 100 New

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Sukhoi SuperJet 100 SSJ
Sukhoi Superjet 100 – Imagem: Sergey Kustov / CC BY-SA 3.0

O desenvolvimento de uma nova versão da aeronave de transporte de passageiros Sukhoi Superjet 100 (SSJ100) está planejada para ser concluída em 2023, disse o gabinete do vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov, à agência russa de notícias TASS.

Segundo o comunicado desta quinta-feira, 17 de setembro, o desenvolvimento do novo Superjet New é realizado pela United Aircraft Corporation (UAC) de acordo com as instruções do Presidente da Federação Russa, informadas em 25 de janeiro de 2018, e visa a substituição de importação de componentes estrangeiros – sistemas de bordo e acessórios – por produtos de fabricação russa.

A data de conclusão planejada para os trabalhos de desenvolvimento é 2023. Na sequência, está previsto o início dos testes de voo.

A criação da nova versão do SSJ100 vai exigir aprovação através de uma nova certificação generalizada, envolvendo tanto os sistemas individuais quanto a aeronave como um todo, bem como a certificação do fabricante, afirmou o gabinete.

Na quarta-feira, o jornal Vedomosti relatou que o desenvolvimento da aeronave deve custar 120 a 130 bilhões de rublos (US$ 1,6 a 1,73 bilhões), e esse montante também inclui a criação do motor russo PD-8, que será instalado na aeronave e está sendo desenvolvido pela United Engine Corporation (UEC). Tanto a UAC quanto a UEC são propriedade da russa Rostec.

O Ministério da Indústria e Comércio da Rússia iniciou o projeto Superjet New após a introdução de sanções ocidentais contra a Rússia, que impediu a venda de aeronaves ao Iran. Está previsto que a participação dos componentes russos será de 50-60%.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.