Início Empresas Aéreas

Ryanair encomenda 75 aeronaves Boeing 737 Max-8200

A Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em passageiros transportados (antes da pandemia), assinou hoje, 3 de dezembro de 2020, um acordo de compra com a Boeing de 75 novas aeronaves MAX-8200, o que aumenta seu pedido firme de aeronaves de 135 para 210, com um valor total superior a US$ 22 bilhões. 

Agora que a aeronave 737 MAX foi certificada pela FAA para retornar ao serviço, a Ryanair espera receber as primeiras entregas a partir do início de 2021, e confirmou 210 pedidos firmes com a Boeing para essas aeronaves, chegarão ao longo de um período de 4 anos.

A Ryanair usará essas novas aeronaves para expandir seus serviços de baixa tarifa em novos países e mercados da UE, o que incentivará os consumidores europeus e sua indústria de viagens a se recuperarem da pandemia, assim que várias vacinas forem lançadas em 2021 e a vida voltar ao normal. 

Além disso, Ryanair e Boeing acordaram datas de entrega revisadas e também concordaram em compensação pelos custos diretos incorridos pela Ryanair nos últimos 18 meses devido a esses atrasos na entrega, embora parte dessa compensação tenha sido considerada uma redução modesta no preço deste novo pedido de aeronaves que encorajou a Ryanair a aumentar o pedido firme de 135 para 210 aeronaves.

A aeronave Boeing 737 MAX-8200 é um “game changer” para a Ryanair. Essa aeronave, quando entregue, será a mais auditada e regulamentada da história da aviação. O desempenho da aeronave é excepcional, pois oferece 8 assentos a mais por voo, mas queima 16% menos combustível e reduz as emissões de ruído em 40%. Esta nova aeronave de 197 assentos permitirá que a Ryanair expanda e amplie seus serviços de tarifas baixas em toda a Europa na próxima década. 

O CEO do Grupo Ryanair, Michael O’Leary, disse:

“Estamos satisfeitos e orgulhosos de fazer este pedido à Boeing, que concluiu com êxito o retorno ao serviço da aeronave Boeing MAX. O Boeing MAX é uma aeronave fabulosa com mais assentos, mais espaço para as pernas, tarifas mais baixas, menor consumo de combustível e estabelece padrões ambientais incríveis, incluindo 40% menos ruído e menores emissões de CO2.

Esperamos receber pelo menos 50 dessas aeronaves em 2021, desde que a Boeing recupere sua produção para entregá-las. Enquanto a pandemia de Covid-19 diminuir as viagens aéreas, usaremos essas novas aeronaves para substituir parte de nossa frota de Boeing NG mais antiga, que permanecerá em terra até o retorno da demanda pré-Covid. Mas assim que o vírus Covid-19 desaparecer – e isso acontecerá em 2021 com o lançamento de várias vacinas eficazes – a Ryanair e nossos parceiros em toda a Europa irão – com essas aeronaves ambientalmente eficientes – restaurar voos e horários rapidamente, recuperar o tráfego perdido e ajudar as nações da Europa recuperam sua indústria de turismo e levam os jovens de volta ao trabalho nas cidades, praias e estações de esqui da UE”.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile