Ryanair espera fechar, até o fim do ano, compra de até cem 737 MAX com 230 assentos

A Boeing e a Ryanair estão negociando um contrato bilionário, que cobre até 100 jatos do modelo Boeing 737 MAX 10, configurados para até 230 passageiros. Ao contrário do que algumas mídias disseram, não há um pedido ainda, mas sim conversas, visando a um acordo até o final do ano de 2021.

Segundo matérias da Bloomberg e do Mail, a ideia é que os jatos cheguem a partir de 2026, lembrando que o modelo MAX 10 ainda não está homologado e apenas protótipos foram produzidos, sem grande alarde, durante a suspensão dos voos dos jatos menores da mesma família, o MAX 8 e MAX 9.

A Ryanair é a maior companhia aérea da Europa em passageiros transportados (antes da pandemia), e já havia assinado em 3 de dezembro de 2020, um acordo adicional de compra com a Boeing para 75 novas aeronaves MAX-8200, o que aumentou seu pedido firme de aeronaves de 135 para 210, com um valor total superior a US$ 22 bilhões. 

O modelo MAX 8200 tem 197 lugares e foi desenvolvido sob medida para a low-cost. O objetivo da companhia é receber as 16 primeiras aeronaves até o verão (no hemisfério norte), em comparação com uma previsão anterior de 40. Esse atraso tem deixado a empresa low-cost aborrecida:

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias