Início Aeroportos Sabia que dois Boeings 747 da Moldávia estiveram no Brasil no domingo?

Sabia que dois Boeings 747 da Moldávia estiveram no Brasil no domingo?

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: RIOgaleão

Na última terça-feira, 23 de março, trouxemos aos leitores do AEROIN informações fornecidas pela CrossRacer sobre a operação de um diferente Jumbo da cada vez mais rara variante 747-200F, pertencente a uma companhia aérea baseada na Moldávia, que foi fretado por uma empresa chinesa para transportar cargas de correio até o Brasil.

Nesta operação, o B747 de matrícula ER-BAR, da aérea Oscar Jet, pousou no Aeroporto Internacional Governador André Franco Motoro, em Guarulhos (SP), na manhã do domingo, 21 de março, conforme vídeo gravado pela transmissão ao vivo do canal SBGR Live (clique aqui para rever caso não tenha assistido ao pouso do cargueiro).

Mas, antes mesmo do ER-BAR chegar a Guarulhos, mais cedo no mesmo domingo outro Jumbo, também de uma companhia aérea com sede na Moldávia contratada para o serviço, havia chegado ao Aeroporto Internacional Tom Jobim / Galeão, no Rio de Janeiro, conforme havíamos anunciado na sexta-feira.

A aeronave da operação foi o Boeing 747 registrado sob a matrícula ER-JAI, este da variante menos antiga 747-400F e operado pela Aerotranscargo (ATC). Conforme dados da plataforma de rastreamento RadarBox, o jato pousou no Galeão às 6h37 da manhã no voo de número ATG8810, proveniente do Aeroporto Internacional de Frankfurt.

O Jumbo chegando se dirigindo ao Galeão na madrugada do domingo – Imagem: RadarBox

Segundo a concessionária RIOgaleão, o Jumbo trouxe da Alemanha para o Brasil um total de 38 toneladas de cargas do segmento automotivo, divididas em mais de 236 volumes. O peso é bastante inferior à capacidade máxima de mais de 110 toneladas do cargueiro, o que sugere que a maior parte da carga era volumosa, mas não pesada.

Sendo a primeira operação da empresa Aerotranscargo no aeroporto carioca, na chegada ao pátio a aeronave foi batizada com jatos de água dos caminhões de bombeiro, como é de praxe na aviação.

Imagem: RIOgaleão
Imagem: RIOgaleão

Imagem: RIOgaleão

Imagem: RIOgaleão

Imagem: RIOgaleão

Imagem: RIOgaleão

A partida do Boeing 747 ocorreu na madrugada seguinte, às 3h22 da segunda-feira, 22 de março, no voo ATG8811 com destino a Liège, na Bélgica.

Sair da versão mobile