Início Empresas Aéreas Saiba mais sobre a vinda do enorme avião Antonov 124 ao Brasil...

Saiba mais sobre a vinda do enorme avião Antonov 124 ao Brasil na sexta-feira

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Antonov AN-124
Antonov AN-124 – Imagem: Vitorinostudio / CC BY-SA

Conforme apresentamos a você no começo deste mês de setembro, mais um enorme avião Antonov AN-124 Ruslan passará pelo Brasil nesta sexta-feira, 11 de setembro, em uma operação internacional de carga.

Atualização: aeronave já em solo brasileiro, confira clicando aqui.

Como não poderia ser diferente, a vinda do segundo maior modelo de avião comercial do mundo em capacidade de carga sempre indica que um transporte muito volumoso ou muito pesado vai ocorrer.

O pouso ocorrerá em Salvador (BA), com programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indicando chegada às 06:15 da manhã da sexta, vindo de Santiago do Chile, e decolagem no dia seguinte, 12 de setembro, às 08:00 da manhã, ambos horários de Brasília.

Diante de mais essa aparição de um dos Antonov AN-124 no Brasil, trazemos hoje a você mais detalhes sobre essa operação especial.

Avião Antonov AN-124
Imagem: Vitorinostudio / CC BY-SA

O avião foi fretado pela Over Projects, referência em logística internacional para cargas especiais. A empresa dedica-se exclusivamente ao planejamento e execução de transportes complexos, movimentando equipamentos com pesos ou dimensões fora de padrão (denominadas cargas de projeto) em mais de 80 países.

Presente no Brasil desde 2009, o grupo oferece serviços de fretamento marítimo, voos charter, transporte rodoviário, remoções técnicas e içamentos.

O grande AN-124 da companhia aérea Antonov Airlines foi escalado para trazer de Santiago a Salvador uma carga urgente com peso total de aproximadamente 83 toneladas e largura de 4,33 metros.

Devido ao peso concentrado e dimensões das peças, foi necessário utilizar o segundo maior cargueiro do mundo neste projeto. “Nossa equipe de gestores, engenheiros e especialistas promovem soluções inteligentes e criativas para os mais desafiadores projetos”, comenta Marcelo Braga, sócio-diretor da Over Projects.

A empresa conduziu todo o estudo de viabilidade, desenhou e fabricou suportes metálicos para agilizar o carregamento na rampa da aeronave, além de contratar guindastes e carretas especiais para movimentação interna em ambos os aeroportos, já que os equipamentos comuns não comportavam uma operação desta magnitude.

O Antonov a ser utilizado na missão será o de matrícula UR-82072, que está na cidade de Houston, EUA, no momento da publicação desta matéria, portanto, ele deve se deslocar ao Chile em breve.

Se você quiser receber diretamente em seu celular todas as atualizações que traremos sobre essa operação, aproveite para fazer parte de nosso canal no Telegram (clique aqui para acessar gratuitamente).

Enquanto isso, aproveite para ver na matéria abaixo como foi a última passagem de um Antonov pelo Brasil, no mês passado.