Aeroporto Santos Dumont ganha mais 590 painéis solares de filme fino

Desde o ano de 2015, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, tem parte do seu consumo de energia elétrica suprido a partir de painéis solares de filme fino, flexíveis e leves, montados no telhado do aeroporto. O projeto foi concebido especialmente para se adaptar às telhas metálicas, que não suportam o peso de painéis fotovoltaicos tradicionais.

O sistema, que já traz uma economia relevante ao aeroporto, além de ser sustentável, foi expandido em dezembro, com a instalação de 590 placas. A informação foi confirmada pela Infraero num tuite, que disse ter chegado a um total de 740 painéis instalados no telhado do Santos Dumont, elevando a potência de 50kW para 250kW.

O projeto, que foi um dos pioneiros no Brasil, foi fruto da parceria da Infraero com a Sunlution, empresa brasileira especializada na geração distribuída – solar e hibrida. Durante a fase inicial, de testes, o sistema foi destinado a alimentar as tomadas e carregadores de celulares espalhados pelo terminal e usados por milhares de passageiros todos os dias.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias