Sarcófago de avião A350 da Latam quebra logo após o pouso e cai sobre passageiros

Um incidente um tanto quanto inusitado ocorreu em um voo da Latam no sábado, 14, quando uma parte do “sarcófago” do Airbus A350 caiu em pleno voo.

Airbus A350 Crew Rest Crash

Apesar de poucas informações terem sido divulgadas, as imagens começaram a circular nas redes sociais como “bagageiro do A350 da LATAM cai por excesso de peso”, mas não é exatamente assim.

Nas fotos, é possível ver o interior vermelho e azul do Airbus A350 da Latam, porém um detalhe chama atenção: no fundo, é possível observar que há uma grande galley (a cozinha dos comissários). O A350XWB só tem uma dessas grandes galleys, que é a maior do mercado, e fica na parte traseira da aeronave.

Airbus A350 Crew Rest Crash

E é através desta galley que se acessa o compartimento de descanso da tripulação, em inglês “crew rest”e apelidado no Brasil de sarcófago. É lá que as tripulações descansam durante o revezamento nos voos internacionais de longa duração. Nós, inclusive, já visitamos este local no Airbus da própria Latam, confira:

Outro ponto notável nas fotos é o revestimento interno da parte que caiu, que aparenta ser um isolamento acústico em espuma, e não apenas a tampa de plástico do bagageiro (bin) superior.

Até onde nos foi informado, a aeronave envolvida seria o PR-XTE que tinha cumprido um voo que saiu de Guarulhos na noite do dia 13 de dezembro e pousou na tarde do dia 14 em Frankfurt na Alemanha.

O uniforme da equipe de emergência seria compatível com os bombeiros dos aeroportos parisienses. As fotos foram tomadas após o fim do voo, dados os cobertores usados largados nos assentos. Não se sabe se o evento foi causado por excesso de peso, e/ou turbulência ou outro problema técnico.

Airbus A350 Crew Rest Crash

Veja o posicionamento oficial que a companhia aérea passou ao Aeroin:

A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8070 (São Paulo/Guarulhos-Frankfurt) de sexta-feira (13) pousou no destino às 10h02 de sábado (14). Logo após o pouso, um painel de acabamento do revestimento interno da aeronave se desprendeu. 

Felizmente os passageiros que estavam a bordo passam bem e foram desembarcados normalmente e em total segurança. A LATAM lamenta o ocorrido e reforça que prestou toda a assistência necessária aos passageiros. 

A aeronave que realizou o voo passou por manutenção corretiva para operar os próximos voos programados.Por fim, a LATAM reitera que este é um incidente pontual e que não corresponde ao padrão das aeronaves da companhia.

Veja abaixo num vídeo da AirLive como é o acesso ao “sarcofágo” do A350XWB:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto Viracopos

ANAC divulga avaliação positiva de oficina de Segurança Aeroportuária

0
Evento foi realizado na modalidade EAD entre 31 de agosto e 25 de setembro com o objetivo orientar a a produção de Programas de Segurança Aeroportuária.