SAS recebe seu primeiro A321LR, com combustível verde no tanque

A transportadora escandinava SAS recebeu seu primeiro de três A321LR, adquiridos novos da Airbus, em regime arrendamento da Air Lease Corporation, tornando-se a mais nova operadora da aeronave de corredor único de longo curso, movido por motores CFM Leap-1A.

O voo de entrega da Airbus em Hamburgo para sua base em Copenhague usa uma mistura de combustível sustentável. A iniciativa faz parte do compromisso da SAS de reduzir sua pegada de carbono e do objetivo da Airbus de contribuir para as ambiciosas metas de descarbonização do setor de aviação.

A Airbus é a primeira fabricante de aeronaves a oferecer aos clientes a opção de receber novos jatos com combustível sustentável. Esses voos de entrega estão disponíveis desde 2016.

O A321 da SAS apresenta um layout de cabine de três classes e altamente confortável, com 157 assentos (22 assentos da classe “SAS Business”, 12 da classe “SAS Plus” e 123 assentos da classe “SAS Go”). A companhia aérea planeja implantar a aeronave dos países nórdicos em rotas transatlânticas.

O A321LR, membro da família A320neo, oferece 30% de economia de combustível e quase 50% de redução na emissão de ruído em comparação com aeronaves da geração anterior. Com alcance de até 4.000 nm (7.400 km), o A321LR é um abridor de rotas de longo alcance, apresentando uma verdadeira capacidade transatlântica com conforto, embora numa cabine de aeronave de corredor único.

Atualmente, a companhia aérea opera uma frota Airbus de 76 aeronaves compreendendo 63 aeronaves da família A320, 9 aeronaves da família A330 e quatro aeronaves da nova geração A350 XWB. No final de setembro de 2020, a família A320neo havia recebido 7.450 pedidos firmes de mais de 110 clientes em todo o mundo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias