Satélite da China monitora, em tempo real, movimento do Aeroporto de Atlanta, nos EUA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Satélite Jilin-1 Aviões Aeroporto Atlanta

Uma curiosa gravação divulgada no último domingo, 8 de novembro, mostra a avançada capacidade que tem um satélite da China em identificar em tempo real todas as aeronaves no Aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos, o mais movimentado do mundo até o início da pandemia.

O vídeo, que você viu acima (aguarde carregar, caso não tenha aparecido), apresenta o monitoramento feito pelo satélite, que identifica cada um dos muitos aviões, parados ou em movimento, e associa a velocidade aos que estão se deslocando. Veja que cada um dos muitos retângulos circundam uma aeronave.

Segundo o portal de inteligência cibernética The Cyber Shafarat, trata-se do satélite Jilin-1 02B, um equipamento de alta resolução do tipo ERS – Earth Remote Sensing, ou de Sensoriamento Remoto da Terra.

Os Jilin-1 são satélites comerciais desenvolvidos pela Chang Guang Satellite Technology Co., Ltd. A empresa informa que eles são equipados com a capacidade de adquirir imagens de vídeo colorido 4K HD.

Comparado com os satélites tradicionais de observação da Terra, estes satélites de vídeo podem fazer monitoramento dinâmico em tempo real de longo prazo para o alvo, e podem mudar rapidamente a área de observação e a ênfase com base nas condições no solo, por causa de sua manobrabilidade ágil.

Eles transferem as informações diretamente ao usuário por meio de imagem de vídeo, o que diminui o tempo de resposta do usuário, sendo, portanto, melhor para a resposta rápida de emergência no terreno e monitoramento em tempo real de desastres, por exemplo.

Embora a gravação do aeroporto de Atlanta tenha sido divulgada recentemente, vídeos anteriores dos Jilin-1 divulgados pela Chang Guang já mostravam essa incrível capacidade. Veja a seguir um deles, e note uma aeronave ganhando altura e sua sombra no solo/água logo após a decolagem:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

white airplane under black clouds

Testes rápidos e a esperança do reinício das viagens internacionais

0
Testes rápidos de antígenos ajudarão a impulsionar o reinício das viagens internacionais não essenciais. Essa é a aposta da aviação