Se for presidente, Joe Biden promete tornar obrigatório o uso de máscaras nos voos

Passageiros aguardam embarque na China, onde máscaras são obrigatórias em aeronaves. IMAGEM: Mx. Granger via Wikimedia

O candidato à presidência dos Estados Unidos Joe Biden, do Partido Democrata, promete regulamentar o uso das máscaras faciais em aeronaves, ônibus e trens, divulgou a agência Reuters. Atualmente, o uso da proteção facial depende das políticas sanitárias de cada companhia aérea e operadores de transporte.

A Reuters relata que o ex-vice-presidente fez os comentários durante um discurso no estado americano do Delaware em 23 de outubro. “Como presidente, exigirei o uso de máscara em todos os prédios federais e em todos os transportes interestaduais, porque as máscaras salvam vidas – ponto final”, disse Biden durante o discurso de acordo com a agência de notícias . “Usar máscaras não é uma declaração política, é um imperativo científico”, complementa o candidato.

Durante os dois debates presidenciais exibidos pela televisão, Biden expressou sua crença de que o uso generalizado de coberturas faciais em público pode ajudar a reduzir a disseminação do COVID-19. No dia 26 de outubro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) emitiu uma “forte recomendação” para que todos os passageiros e funcionários em aviões, trens, metrôs, ônibus, táxis e veículos compartilhados usem máscaras para evitar a disseminação do COVID-19. O comunicado foi baseado em diversas evidências científicas que atestam que máscaras salvam vidas ao evitar a propagação doença.

Trump

A declaração de Biden foi um contraponto ao posicionamento do atual presidente e rival republicano na corrida eleitoral Donald Trump. O magnata já criticou diversas vezes as medidas restritivas de circulação e de uso da proteção facial e, junto com a FAA, se recusou a criar uma regulamentação em âmbito nacional.

Durante uma audiência no Comitê de Comércio do Senado, o administrador da FAA, Stephen Dickson, disse aos senadores que o órgão não iria criar mandatos regulatórios . Em vez disso, eles criariam diretrizes “muito específicas”, e que a agência espera que todas as transportadoras aéreas e o público as sigam. No entanto, a promessa de Joe Biden vai ao encontro do desejo das principais operadores do setor aéreo e demais empresas de transporte.

A Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO, na sigla em inglês) chegou a enviar uma petição ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT, na sigla em inglês) para criação de leis e normas que exigem o uso da proteção facial no meios de transporte coletivos.  Em sua resposta, o DOT disse que “não deveria haver mais regulamentos do que o necessário”, e afirmou que as políticas das companhias aéreas e de outras operadoras interestaduais eram “adequadas para lidar com as preocupações” de uma regra de cobertura facial.

Todas as principais companhias aéreas dos EUA adotaram uma política de “tolerância zero” para a não utilização da máscara facial. Em muitos casos, chegam a cancelar os itinerários e suspender temporariamente qualquer passageiro que se recuse a usar uma cobertura enquanto estiver a bordo de uma aeronave. Há muitos casos de passageiros expulsos de aeronaves pela polícia após a recusa do uso da proteção.

Com informações Flyer Talk

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias