Segunda quebra de roda em Embraer 190 da Austral acende alerta na Argentina

A Argentina abriu uma investigação depois que um Embraer 190 perdeu a roda esquerda do trem de pouso do nariz em Rosário no último final de semana, neste que é o segundo caso semelhante nos últimos 2 anos.

Avião Embraer 190 Austral
Embraer 190 da Austral

O jato bimotor da Austral Líneas Aéreas, registrado sob a matrícula LV-CHQ, havia chegado a Rosário em um voo vindo de Buenos Aires no último domingo, 16 de fevereiro, e o incidente ocorreu por volta das 23h10 (horário local), segundo a autoridade argentina de investigação de acidentes JIAAC.

Mas o incidente acende um alerta por ser a segunda perda na roda de trem de pouso de nariz que ocorre em um jato E190 da Austral em cerca de dois anos.

Ocorrência em 2018

A JIAAC concluiu no ano passado uma investigação sobre o incidente anterior, com a aeronave de matrícula LV-CID em janeiro de 2018. O caso ocorreu antes da decolagem em Mar del Plata, quando também a roda esquerda do trem de nariz se soltou durante o táxi.

O exame da falha revelou evidências de corrosão por pitting e que isso levou a uma fissura não detectada (pitting é a corrosão que se apresenta apenas como um ponto visível no exterior da peça, mas se alastra pelo interior do material sem apresentar outros sinais visíveis até levar à falha).

A JIAAC havia declarado em suas conclusões que acreditava que o incidente era um fato “isolado”, mas agora a situação pode mudar.

Similaridade

Apesar de a empresa aérea ainda não ter divulgado nenhuma informação sobre as circunstâncias do último incidente ou ter indicado se um mecanismo semelhante de corrosão levou à falha, a similaridade das falhas levante suspeitas.

Segundo dados do Flight Global, as duas aeronaves voaram pela primeira vez com seis semanas de diferença – o LV-CHQ em novembro de 2010 e o LV-CID em dezembro de 2010 – antes de serem entregues à Austral, respectivamente, em dezembro de 2010 e fevereiro de 2011.

Segundo o Airfleets, a divisão regional da Aerolíneas Argentinas ainda possui outros 24 jatos Embraer 190, e as trocas de governo do país vizinho têm gerado polêmicas quanto à substituição ou não das aeronaves. Veja a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias