Sem combustível, avião Antonov caiu hoje a poucos segundos do pouso

Um cargueiro Antonov AN-12 da Aliança Aérea da Ucrânia acidentou-se hoje (04), a poucos segundos da cabeceira da pista de pouso, ao ficar sem combustível para chegar ao destino.

Acidente Antonov An-12 Lviv Ucrânia

A aeronave, de matrícula UR-CAH, realizava o voo UKL-4050 de Vigo, na Espanha, para Lviv, na Ucrânia, com 7 tripulantes e um operador de carga, e uma carga de 10 toneladas composta por peças de automóveis

Mas na aproximação para Lviv, cerca de 7,4 milhas náuticas (13,4 km) antes do aeroporto, a aeronave desapareceu do radar.

Acidente Antonov An-12 Lviv Ucrânia Imagem Radar
Posição da aeronave no desaparecimento do radar – Imagem: FlightRadar24

Os Serviços de Emergência do Estado da Ucrânia (SES) informaram que o desaparecimento ocorreu às 07:10 (horário local) e às 07:29 um dos tripulantes telefonou e informou que a aeronave havia tentado um pouso de emergência.

Acidente Antonov An-12 Lviv Ucrânia
Acidente Antonov An-12 Lviv Ucrânia

Às 07:40 a aeronave foi encontrada a 0,8 milha náutica (1,5 km) antes da pista 31, em meio à vegetação, perto de um estádio de futebol e de um cemitério, onde a tripulação havia tentado um pouso de emergência devido à falta de combustível.

Veja também: Falta de combustível fez motores apagarem no pouso do avião da MAP, diz CENIPA

Às 9:00, foi determinado que três corpos foram encontrados, três pessoas tiveram ferimentos e foram levadas para um hospital e duas pessoas estavam desaparecidas. O SES acrescentou posteriormente que os dois desaparecidos foram encontrados mortos.

Acidente Antonov An-12 Lviv Ucrânia mapa posição
Local do acidente em relação ao aeroporto

O prefeito de Lviv informou que a tripulação havia declarado emergência por estar com pouco combustível, mas já era tarde para alcançar a pista.

A aeronave foi encontrada com o cockpit destruído, pois com o impacto a carga se deslocou e destruiu tudo que estava pela frente.

Acidente Antonov An-12 Lviv Ucrânia

O NBAAI, órgão de investigação de acidentes aéreos da Ucrânia, informou que a aeronave estava programada para pousar em Lviv para uma parada de reabastecimento, e que uma investigação já foi aberta.

O acidente assemelha-se ao caso da companhia aérea brasileira MAP, que conseguiu chegar ao destino, mas teve os dois motores apagados no pouso por falta de combustível, veja abaixo.

Informações pelo The Aviation Herald.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.