Sem liberação, pilotos aceleram avião na pista enquanto outro chegava para o pouso

Um grave incidente com uma aeronave de passageiros foi registrado recentemente, quando pilotos não seguiram a orientação da torre de controle e aceleraram a aeronave no momento em que outra se aproximava para pouso.

O incidente ocorreu na última quinta-feira, 11 de novembro, envolvendo o Boeing 737 MAX-8 registrado sob a matrícula A6-FMC, da companhia aérea FlyDubai, que realizaria o voo FZ-1830 de Varsóvia, na Polônia, para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

FlyDubai
Boeing 737-8 MAX da FlyDubai semelhante ao envolvido no incidente – Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

De acordo com informações do The Aviation Herald, a aeronave foi autorizada a alinhar na pista 29 do Aeroporto Frédéric Chopin de Varsóvia e aguardar, entretanto, os pilotos aceleraram a aeronave para realizar a decolagem. Ao mesmo tempo, outro avião havia sido autorizado a pousar na pista 33, que cruza com a 29.

A torre de controle pediu a parada imediata e a tripulação abortou a decolagem quando o Boeing 737 estava a 80 nós (cerca de 148 km/h), parando pouco antes do cruzamento entre as pistas 29 e 33. A imagem a seguir mostra a posição de parada (voo FDB1830) e a posição onde estava a aeronave em aproximação (voo LOT2MP) naquele momento:

Imagem: FlightRadar24

O controlador de tráfego aéreo disse aos pilotos que eles haviam recebido a orientação para alinhar e esperar, no entanto, eles afirmaram ter entendido e até respondido que estavam “liberados para decolagem”.

Posteriormente, o controlador verificou as gravações de voz e identificou que os pilotos do voo da FlyDubai não haviam respondido “liberado para decolagem”, como eles afirmaram ter feito.

A aeronave que estava chegando para pouso continuou sua operação normalmente e, após sua passagem pelo cruzamento das pistas, o Boeing 737 envolvido no incidente taxiou de volta para a pista 29 e decolou sem novas intercorrências, após 10 minutos.

Trajetória da aeronave em solo até a decolagem – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias