Início Empresas Aéreas Série sobre grandes empresas aéreas do Brasil estreia hoje na TV aberta

Série sobre grandes empresas aéreas do Brasil estreia hoje na TV aberta

A partir deste sábado, dia 23 de outubro, o Dia do Aviador no Brasil, a TV Cultura estreia a série original Último Pouso, que faz uma viagem pela história de grandes companhias aéreas, como Panair, Varig, Real, Cruzeiro, Vasp e Transbrasil, que, por décadas, transportaram sonhos, casos, negócios e a cultura de um país que se afirmava.

A produção conta com seis episódios dedicados às companhias aéreas que tiveram trajetórias que se cruzaram com a do país, numa narrativa cheia de tramas, tensões e reviravoltas entre as decisões de empresários e dos diversos governos, nas aquisições, falências e jogos de poder.

A história vista de cima vai desde a criação até a decadência das companhias que marcam a história da era de ouro do Brasil. E, para as chamadas da série, a Cultura convidou a locutora oficial dos aeroportos Íris Lettieri. A série ainda conta com trilhas que permitem embarcar em uma verdadeira viagem.

Dentre os participantes da minissérie está Daniel Leb Sasaki, autor do livro “Pouso Forçado”. Na obra literária, Sasaki conta com riqueza de detalhes a história de glórias da Panair do Brasil até seu fechamento por imposição do regime militar. Agora, ele compartilhará também na tela da TV, pela primeira vez, o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos de pesquisa sobre a empresa.

Outro participante da minissérie é Carlos Bighetti, que pesquisa e cobre assuntos relacionados à aviação há muitos anos, tendo, inclusive, realizado uma minissérie sobre a história da icônica Pan Am. Bighetti atuou na pré-produção, sugestão de personagens e especialistas, além de garimpar imagens e levantar dados históricos das empresas.

Os episódios vão ao ar semanalmente, sempre aos sábados, às 22h30, no tradicional canal brasileiro de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, a TV Cultura.

Informações da TV Cultura

Sair da versão mobile