Em sério incidente, pilotos pousam Boeing 737 em aeroporto em construção

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Funcionários do aeroporto em obras e o 737 taxiando

Um sério incidente foi registrado neste domingo, 4 de abril, quando os pilotos de um Boeing 737 pousaram a aeronave em um aeroporto diferente do planejado, e ainda pior, um que ainda está em construção.

Felizmente a pista já estava em condições de receber o pouso e tudo acabou bem, porém, uma falha como essa é bastante séria, pois o pouso em um aeroporto errado pode resultar em uma colisão com outra aeronave ou em uma saída de pista, se esta for mais curta do que a distância que era esperada no local correto de aterrissagem.

A ocorrência foi revelada a partir do vídeo abaixo, divulgado no Facebook, no qual é possível ver o Boeing 737-800 da Ethiopian Airlines taxiando para decolar enquanto diversos funcionários da equipe de obras estão no pátio.

Segundo a autor da publicação, o jato pousou no novo Aeroporto Internacional Copperbelt em vez do atual Aeroporto Internacional de Ndola, ambos na Zâmbia, África. Veja o vídeo:

A imagem de satélite a seguir mostra onde fica o novo aeroporto em que o 737 pousou, circulado em vermelho mais à esquerda, e o atualmente em uso, destacado com o marcador.

Imagem: Google Maps / FlightRadar24

Dados de rastreamento de radar mostram que o Boeing 737 envolvido foi o de matrícula ET-AYL, que cumpria o voo de número ET3891, tendo partido de Addis Ababa, na Etiópia, para Ndola. Conforme se nota nas imagens do vídeo, trata-se de um jato convertido para cargueiro.

Após o incidente, o jato partiu pouco mais de duas horas depois de Ndola para outro destino, porém, as plataformas de rastreamento como o FlightRadar24 e o RadarBox não possuem boa cobertura de radar na região, de forma que não é possível ver o voo de reposicionamento para o aeroporto correto.

Além deste pouso, nos comentários da publicação do vídeo outra pessoa comenta que presenciou mais um Boeing 737 da Ethiopian, de matrícula ET-AQP no voo de número ET871, também fazendo sua aproximação para o aeroporto em construção no mesmo dia, porém, os pilotos perceberam o erro e arremeteram a instantes do pouso, a cerca de 50 pés (15 metros) de altura.

Ainda segundo essa pessoa, a pista do aeroporto em construção possui grandes letras X desenhadas nas cabeceiras para indicar que a pista está fora de uso, revelando que, além da aproximação errada, os pilotos do ET-AYL também não estavam atentos para notarem a marcação.

Veja a seguir mais alguns casos recentes em situação semelhante:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias