Início Mercado Setembro deve ser mais um mês de retomada e Brasil verá quase...

Setembro deve ser mais um mês de retomada e Brasil verá quase 1.000 voos diários

Companhias nacionais aumentam lenta, mas progressivamente a oferta de voos

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgou levantamento que prevê uma média de 980 voos comerciais de passageiros diários na aviação doméstica brasileira na última semana de setembro. Apesar de ser apenas 40% dos números registrados no período pré-pandemia, o resultado representa uma recuperação lenta, mas contínua, do setor no país.

Em 2 março deste ano, antes da imposição de restrições mais severas na aviação e da declaração de pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a média foi de 2,4 mil voos diários. Na última semana de agosto a média de partidas domésticas diárias foi de 803, o que representava 33,4% das operações no cenário pré-pandemia. Os números foram melhores daqueles projetados inicialmente pelo setor. Nas semanas seguintes, a previsão é de crescimento lento e gradativo, até o fim de setembro, em um panorama de leve retomada econômica do transporte aéreo no país.

Em todo o mundo, a aviação parece estar superando os piores momentos da crise do novo coronavírus. Informações divulgadas por diferentes organizações representativas, como a IATA, indicam a retomada do setor nos últimos meses, mas as incertezas em relação ao futuro continuam. Os impactos no longo período de escassez de demanda na saúde econômica de diversas companhias e as dúvidas sobre os pacotes de ajuda financeira dos governos ao redor do mundo indicam que ainda é cedo para qualquer comemoração.

Sair da versão mobile