Setembro surpreende e Aeroporto de Brasília tem bom movimento no mês

Aeroporto de Brasília – Imagem: Inframerica

Em setembro o Aeroporto de Brasília bateu o recorde de movimentação de passageiros desde o início da pandemia. A Inframerica atingiu a marca de pouco mais de 1 milhão de usuários no mês e 10 mil pousos e decolagens. Este resultado foi maior que o fluxo das altas temporadas de janeiro e julho deste ano.

A data comemorativa de 7 de setembro surpreendeu com um movimento de 183.500 pessoas durante o período de seis dias do feriado prolongado. O fluxo foi 36% maior que o feriado de Corpus Christi em junho deste ano. Em agosto, o total havia sido de cerca de 917 mil pessoas, segundo dados da ANAC.

Apesar do aumento no fluxo de passageiros, o terminal ainda opera sob os impactos da pandemia. Quando comparado com o movimento de setembro de 2019, o tráfego de pessoas ainda é 22% menor. Quando analisado em relação ao mesmo período de 2020, pior ano da pandemia, o aumento é significativo, chegando a 63% a mais.

A movimentação internacional também cresceu no mês. Foram registrados 9.100 passageiros e 81 voos partindo e chegando do exterior, impulsionados pela TAP com destino a Lisboa e Copa Airlines para o Panamá. Esse fluxo de pessoas representa mais de 300% em relação a setembro de 2020, embora ainda muito abaixo de 2019.

Aeroporto de Brasília – Imagem: Inframerica

A movimentação é reflexo da vacinação da população, que avança no mundo todo, assim como das exigências sanitárias que começam aos poucos a serem flexibilizadas, dando sinais de recuperação ao setor de turismo. Porém, mesmo com a imunização sendo ampliada, os cuidados permanecem e devem continuar vigentes por um bom tempo.

Em abril de 2020, logo no início da pandemia, a concessionária registou a maior redução da demanda por voos, com uma movimentação de 45.577 usuários. Este foi o menor número histórico de passageiros já registrado desde que a Inframerica assumiu a concessão do terminal aéreo em 2012 e a menor marca dos últimos 25 anos que se tem estatísticas do aeroporto. A queda na movimentação de pessoas chegou a 97%, quando comparado com o mesmo mês de 2019. 

Informações da Inframerica

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Demanda em alta leva Aerolíneas Argentinas a aumentar os voos para...

0
Em 19 de outubro, Buenos Aires e Rio de Janeiro foram conectados novamente com o reinício dos voos da Aerolineas Argentinas após meses