Início Empresas Aéreas Sideral já escolheu o primeiro Boeing 737-800 de sua frota

Sideral já escolheu o primeiro Boeing 737-800 de sua frota

A Sideral Linhas Aéreas avança em seu processo de incorporação de um primeiro Boeing 737-800 NG, informou ao AEROIN uma fonte próxima da empresa sob condição de anonimato. Segundo evidências compartilhadas conosco, a empresa já encontra-se em estágio avançado junto à ANAC para certificação do modelo.

A primeira aeronave em negociação é o Boeing 737-86N (o 6N refere-se a uma aeronave originalmente encomendada pela empresa de leasing GECAS) de número de série 28628, fabricado em 2000 e, portanto, com mais de 21 anos de idade. A aeronave possui atualmente o registro temporário N245GE e voou antes na Turquia, Argélia, Espanha e Coreia do Sul, mostra o inventário do Planespotters.

Desde dezembro de 2020, a aeronave encontra-se parada em Tarbes, na França, uma conhecida zona de armazenamento de aeronaves. Sua configuração é para passageiros e ainda não consta um status que poderia indicar a conversão da aeronave para cargueira.

Histórico

No ano passado, como publicamos, pessoas próximas à empresa haviam comentado sobre a introdução de um jato cargueiro desse modelo na frota, mas o assunto esfriou. O tema volta agora ao foco, com informações de que a empresa espera operar mais de um jato do modelo, incluindo as versões de passageiros e carga. Nessa mesma semana, a empresa abriu o recrutamento de pilotos e menciona “experiência em Boeing 737 NG” entre os requisitos.

No Registro Aeronáutico Brasileiro, há pelo menos uma matrícula reservada para um Boeing 737-800, a PR-SLA. Além dela, há mais três reservas da Sideral sem indicar o modelo da aeronave, sendo elas os PR-SLH, SLI e SLP. Note que o registro no RAB não implica, necessariamente, no uso da matrícula, mas as empresas costumam apenas registrar aquelas aeronaves que desejam efetivamente utilizar.

Frota atual

empresa de Curitiba opera atualmente com 15 jatos Boeing 737, mas todos da série Classic das variantes -300, -400 e -500, tanto de passageiros como de carga, além de alguns 300QC que é a versão Quick Change, que permite a mudança rápida de passageiros para carga, e vice-versa.

No fretamento de aeronaves para passageiros, a empresa pode oferecer uma capacidade para até 144 assentos, enquanto que na carga seus jatos têm capacidade de até 21 toneladas.

Esta vasta frota da Sideral atende principalmente ao mercado cargueiro, mas tem conquistado nos últimos anos o mercado de fretamentos de passageiros, principalmente para clubes de futebol brasileiros e sul-americanos, que têm optado por um voo charter seguro.

Sair da versão mobile