Sindicato aciona VoePass na justiça por atraso nos salários de tripulantes

Por meio de uma nota em seu site, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa que ingressou com uma ação na Justiça contra a Passaredo Transportes Aéreos, do Grupo VoePass, para garantir o cumprimento dos termos do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que trata da alteração da data de pagamento de salários por um período de quatro meses.

O ACT prevê o pagamento das remunerações dos aeronautas em duas parcelas iguais, sendo a primeira, correspondente a 50%, até o dia 17, e a parcela remanescente, também de 50%, até o dia 21 do mês subsequente ao vencido.

Na ação, o SNA pede liminarmente, ou seja, para execução imediata, que a Passaredo pague integralmente as remunerações da competência de abril de 2021, já vencidas, com a devida correção até a data do efetivo pagamento. Além disso, foi solicitada a imposição de multa diária a ser revertida em favor dos prejudicados, enquanto durar a situação de inadimplência.

A ação também pede que a Justiça determine o pagamento multa de R$ 500 a cada aeronauta pelo descumprimento do ACT, além de pagamento de dano moral coletivo.

Foi designada uma audiência para o dia 10 de agosto de 2021.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias