Sindicato dos Aeronautas lança comitê para promover e dar suporte a tripulantes negros

Atendendo a uma demanda que partiu do próprio grupo de tripulantes, o Sindicato Nacional dos Aeronautas criou Comitê de Tripulantes Negros.

Tripulantes Negros EUA
Pilotos negros de Airbus na Delta e membros da OBAP © Divulgação

O objetivo do comitê é promover e dar suporte aos tripulantes negros na aviação civil brasileira. A idéia é nos moldes de associações como a americana OBAP – Organization of Black Aerospace Professionals – que promove e dá suporte a profissionais da aviação que são negros nos EUA.

Formam o comitê os comissários Kenia Aquino Garcia, Shirlei dos Reis Borburema e Jivarlos Pereira Silva da Cruz, que mantêm o perfil do Instagram @VooNegro, e a comissária Laiara Amorim Borges, do perfil @Voe_Como_Uma_Garota_Negra.

comite de tripulantes negros

Por meio de ações afirmativas, o comitê pretende conscientizar as empresas aéreas e os próprios profissionais sobre às questões relativa aos tripulantes negros.O comitê pretende criar campanhas de valorização dos tripulantes negros e de combate ao racismo.

Entre as ações, o comitê pretende trabalhar junto às escolas de aviação de forma a viabilizar o acesso da população negra à formação.

O comitê pretende também, por meio de pesquisas, levantar dados e estatísticas da população negra na aviação e, ainda, investigar demandas e necessidades destes profissionais.

Para acolher e apoiar a população negra entre os tripulantes, o comitê manterá um canal por e-mail: tripulantes.negros@aeronautas.org.br

– Aproximação com as empresas

Como primeira ação, o Comitê de Tripulantes Negros se reuniu na última quarta-feira (22) com a direção da Gol Linhas Aéreas. A companhia mostrou-se bastante aberta ao tema e se comprometeu a dar apoio ao comitê. Em breve, o comitê pretende conversar com as outras companhias.

– Diversidade

O comitê está disposto a apoiar também a quaisquer outros grupos minoritários na aviação que assim necessitem.

Com informações da Assessoria de Imprensa do SNA

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.