Início Empresas Aéreas Sindicato questiona ITA sobre denúncia de cobrança por processo seletivo

Sindicato questiona ITA sobre denúncia de cobrança por processo seletivo

O Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA) cobrou esclarecimentos da ITA Transportes Aéreos sobre uma suposta cobrança no processo seletivo da empresa. O ofício, que você vê abaixo na íntegra, é datado de 14 de setembro e assinado por Ondino Dutra, Diretor-Presidente do Sindicato.

No documento, o SNA informa que existiram denúncias sobre supostas cobranças para participar do recrutamento e da seleção de tripulantes, o que é proibido por lei. Não foram esclarecidas em quais circunstâncias estas cobranças estariam sendo feitas ou quem estaria cobrando, de modo que permaneceremos atentos às respostas.

Também entramos em contato com a ITA e incluiremos a resposta aqui quando a recebermos.

Veja o ofício do SNA

Site no ar por algumas horas

No domingo (13), revelamos que o site da empresa (www.voeita.com.br) já estava no ar, embora com poucos conteúdos e notadamente passando por manutenção e inclusão de dados, etc. Uma das seções do site redirecionava para o site AirJobs, que parece ser um site de recrutamento de pessoas voltado para a aviação.

Em uma parte AirJobs existiam alguns valores de planos (veja abaixo), que aparentavam ser de uma espécie de assessoria ou preparação para entrevistas e processos seletivos (algo oferecido por várias empresas no mercado), mas que várias pessoas interpretaram como sendo uma cobrança para inscrição na vaga da ITA ou até mesmo o salário, de acordo com reporte de leitores.

O AEROIN não confirmou como funcionarão as inscrições ou seleções da ITA. Estamos aguardando atentamente o lançamento oficial, que deve ser nos próximos dias, para divulgarmos as informações mais concretas. Da mesma forma, estaremos atentos ao retorno que o sindicato obterá sobre seu ofício.

ERRATA: erramos na data do ofício, o correto é dia 14 de setembro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.