Singapore é a primeira no mundo a usar aplicativo que checa saúde dos passageiros antes do voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Singapore Airlines será a primeira companhia aérea do mundo a usar o aplicativo móvel Travel Pass da International Air Transport Association (IATA) para verificação digital de saúde, começando com passageiros viajando de Cingapura a Londres de 15 a 28 de março de 2021. Isso marca a segunda fase dos testes do processo de verificação de saúde digital da empresa aérea, que é baseado na estrutura do IATA Travel Pass. 

Passageiros com telefones celulares rodando no sistema operacional iOS da Apple serão convidados a baixar o aplicativo IATA Travel Pass e criar um ID digital contendo sua foto de perfil e informações de passaporte. Eles também podem inserir suas informações de voo no aplicativo. 

Posteriormente, eles podem reservar seu teste Covid-19 antes da partida em uma das sete clínicas participantes em Cingapura por meio de um portal online dedicado. Eles podem então se registrar na clínica usando o ID digital e as informações de voo do aplicativo. Eles poderão ver os resultados dos seus testes, bem como o status de confirmação para voar, diretamente no aplicativo. O registro Timatic da IATA fornecerá as informações de back-end sobre os testes de Covid-19 e os requisitos de entrada.

Os participantes deverão mostrar seu status confirmado no aplicativo para a equipe de check-in no Aeroporto de Changi antes da partida do voo. De acordo com os requisitos regulamentares atuais, eles também precisarão trazer uma cópia física de seu certificado de saúde emitido pela clínica onde fizeram o teste Covid-19. Ao consolidar a verificação das credenciais de saúde em um único aplicativo, os participantes podem esperar um processo de check-in mais rápido.

Se for bem-sucedido, o teste abrirá o caminho para a integração de todo o processo de verificação digital de saúde no aplicativo móvel SingaporeAir por volta de meados de 2021, novamente usando a estrutura Travel Pass da IATA.

A empresa informa que continuará a trabalhar de perto com seus parceiros em Cingapura e ao redor do mundo na facilitação desses testes e na restauração final de uma experiência de viagem perfeita para seus clientes. 

Nick Careen, vice-presidente sênior de Aeroporto, Passageiros, Carga e Segurança da IATA disse: “Nossa parceria com a Singapore Airlines para a primeira implantação completa do IATA Travel Pass ajudará o mundo a voar novamente. No prazo imediato, é a solução para os viajantes gerenciarem com segurança suas credenciais de saúde em viagens”.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul celebra a formatura da primeira turma da Associação Voar

0
A Associação Voar, instituição sem fins lucrativos que dá bolsas de estudo para formações na área da aviação comercial, vai realizar