Conheça o sistema da Airbus que mapeia tempestades por todo o planeta em tempo real

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Tempestade Raio Aeronave
Imagem: Airbus

A Airbus anuncia hoje que está expandindo a disponibilidade de seu sistema de dados de detecção e previsão de tempestades para aviação, que apresenta informações em tempo real em relação a qualquer ponto do planeta.

De todos os fenômenos climáticos, as tempestades têm o impacto mais significativo na segurança devido ao seu potencial de risco. Evitá-las durante o voo leva a atrasos significativos nas companhias aéreas, resultando em custos operacionais mais altos e aumento das emissões de CO2.

Diante isso, a solução da Airbus Defense e Space chamada Cb-Global aplica algoritmos sofisticados aos feeds de dados globais de satélite meteorológico, detectando com alta precisão todas as células de tempestades ao redor do planeta para operações de aviação mais eficientes e seguras.

E esses dados agora se tornarão ainda mais disponíveis após o novo contrato de vendas e distribuição da Airbus com a Meteomatics AG, uma empresa suíça com uma plataforma de dados climáticos 24 horas por dia. Assinado em junho, este pacto é um acréscimo à venda de informações do Cb-Global pela Airbus a vários clientes finais – diretamente ou através de revendedores.

Localização de células de tempestade em tempo real

O Cb-Global é um sistema de detecção e transmissão de tempestade que calcula direções de movimento, velocidades e posições futuras de todas as células de tempestades detectadas em tempo real e pelos próximos 60 minutos. A referência “Cb” do nome do produto é “cumulonimbus”, as formações de nuvens altamente ativas associadas a tempestades.

O sistema fornece contornos precisos ou polígonos para cada célula de tempestade individual, em vez de probabilidades mais gerais para atividades de tempestade em áreas maiores, que normalmente são fornecidas por modelos climáticos numéricos. Essa precisão tem um valor significativo para o domínio da aviação – especialmente para os pilotos que circunavegam essas zonas críticas.

Mais segurança, menores custos operacionais

Hoje, essas informações são mais importantes do que nunca, pois as mudanças climáticas levaram a um aumento da severidade do clima extremo, com as tempestades se tornando mais estáticas, maiores e mais altas. Isso os torna cada vez mais difícil de evitar. 

Fenômenos climáticos severos, como tempestades, já custam aos operadores milhões de dólares todos os anos. No entanto, com o Cb-global, esses custos podem ser reduzidos significativamente.

Informações oficiais da Airbus

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias