Sistema de controle de passaporte sem contato humano é implantado no Aeroporto de Porto Alegre

Em tempos de pandemia, todas as medidas que minimizam o contato entre pessoas e a necessidade de manuseio de objetos alheios se torna uma boa notícia. O turista brasileiro que embarca ou desembarca no Porto Alegre Airport conta, agora, com um serviço de controle de passaportes automatizado.

Imagem: Fraport Brasil

Segundo anuncia a Fraport Brasil, o sistema e-gate torna o processo de entrada e saída do país mais ágil para os nativos. Sem a necessidade de passar pelo guichê da Polícia Federal, o passageiro entra em uma fila específica para utilizar um sistema específico. No total, são sete máquinas, três na área de embarque internacional e quatro no desembarque internacional.

Ao chegar no equipamento, o passageiro deve colocar o passaporte (com chip) sobre o leitor, com a página fotográfica brilhante com a face para baixo e segurar firmemente por aproximadamente cinco segundos. O portão abre, a pessoa entra e se posiciona com os pés sobre a marcação. Uma câmera de reconhecimento facial realiza a leitura e libera a segunda porta para o passageiro se dirigir à sala de embarque internacional. Para facilitar este processo, recomenda-se a remoção de qualquer capa de passaporte.

Imagem: Fraport Brasil

O sistema cruza as informações do documento e foto com o sistema da Polícia Federal. Em caso de incoerência no cadastro, o passageiro é orientado (por mensagem que aparece na tela) a procurar um agente de imigração em um dos guichês de atendimento. Lembrando que o sistema é exclusivo para cidadãos brasileiros acima de 18 anos com passaporte brasileiro válido e emitido pela própria Polícia Federal, não sendo considerados passaportes emitidos pelos consulados.

Este sistema foi instalado pelas empresas SITA e Dormakaba e torna o processo de passar pelo controle de fronteira mais rápido e eficiente.

Obs.: neste momento, não há voos internacionais comerciais no Porto Alegre Airport, mas os equipamentos já estão à disposição dos turistas brasileiros e o aeroporto pronto para a retomada desses voos.

Informações da Fraport Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Torcedor do Flamengo é detido em avião da Azul após afirmar...

0
O torcedor do Flamengo, que estava a caminho do Uruguai, embarcou na aeronave e disse à comissária que portava uma bomba.