SITA e HoloLens: realidade mista para a aviação comercial.

Imagem: Divulgação / SITA.

Um novo mundo de realidade mista está surgindo e o SITA Lab, braço de pesquisa da SITA – provedora de serviços de TI para transporte aéreo -, está explorando seu potencial para companhias aéreas e aeroportos. A SITA acaba de lançar os primeiros resultados de pesquisas realizadas com o Aeroporto de Helsinki, na Finlândia, usando o Microsoft HoloLens para analisar e gerenciar operações aeroportuárias em um ambiente de realidade mista.




HoloLens é o primeiro computador holográfico autônomo do mundo, permitindo que os usuários se envolvam com conteúdo digital e interajam com hologramas no mundo a sua volta. Executa o Windows 10 e permite a mistura dos mundos físico e digital de maneiras que anteriormente eram impossíveis. A SITA trabalhou em parceria com o Aeroporto de Helsinki para utilizar o HoloLens com o objetivo de reproduzir o centro de controle operacional do aeroporto (AOCC) neste ambiente de realidade mista.

Para este projeto, o SITA Lab usou um feed da tecnologia SITA Day of Operations, usada pelo Aeroporto de Helsinki, e apresentou uma nova maneira de visualizar e interagir com os dados operacionais do aeroporto, incluindo movimentos de aeronaves, movimentos de passageiros e análise de varejo. Usando o HoloLens, os operadores tinham um conjunto de telas mescladas em uma visão 3D do aeroporto, lhes permitindo correlacionar eventos dos painéis de dados com um modelo imersivo em tempo real do aeroporto.

Esta nova maneira de olhar para o mundo pode fornecer novos insights sobre como o aeroporto está funcionando. HoloLens também abre a possibilidade de ser capaz de acessar o ambiente AOCC de qualquer local, on ou offsite, permitindo que os especialistas para fornecer entrada para situações remotamente.

Jim Peters, diretor de tecnologia da SITA e diretor do SITA Lab, diz: “A realidade mista, que combina realidade aumentada e realidade virtual, é mais do que uma nova interface, é uma nova maneira de ver o mundo e permite que as coisas sejam feitas em um novo ambiente. Permite que dados digitais e físicos existam juntos. Nossa pesquisa inicial mostra que existem potenciais usos para companhias aéreas e aeroportos – para operações, manutenção e treinamento. Precisamos aprender a interagir nesse novo ambiente. Da mesma forma que passamos de computadores para smartphones e reconhecimento de voz, agora podemos ir além da tela”.

Greg Jones, diretor de gestão em viagem e hospitalidade no mundo da Microsoft Corporation, afirma: “A HoloLens já é utilizada em várias empresas, desde a saúde à engenharia. O trabalho da SITA é um exemplo de como estender as capacidades do HoloLens para gerenciar a complexidade dos dados e a tomada de decisões em um ambiente de aeroporto. O dispositivo mostra como essa nova tecnologia pode ser aproveitada para o setor de transporte aéreo e agregar valor em áreas de treinamento para gerenciamento operacional complexo”.

Imagem: Divulgação / SITA.

O projeto SITA Lab se conectou a várias fontes de dados no Aeroporto de Helsinki para criar uma visão única das operações em constante mudança ao longo do dia. Isso incluiu localização de passageiros em tempo real e dados de densidade histórica; dados de posição da aeronave; informações de portão; informações de status de voo; tempos de espera de segurança e tempos de permanência no varejo, segmentados por passageiros.

Eero Knuutila, chefe de desenvolvimento de serviços do Aeroporto de Helsinki, diz: “Este trabalho inovador com o SITA Lab tem sido extremamente valioso para a equipe no Aeroporto de Helsinki. Abriu nossos olhos para a possibilidade de usar a realidade mista para melhorar nossas operações. É emocionante ser o primeiro a trabalhar com a SITA nesta tecnologia inovadora emergente”.




Os primeiros resultados da pesquisa do SITA Lab mostram que, ao contrário da realidade virtual, a experiência de realidade mista tende a não fazer com que as pessoas se sintam desorientadas ou enjoadas. O próprio dispositivo HoloLens provou ser fácil de aprender, tem uma boa vida útil da bateria e não sofre de problemas de sobreaquecimento.

Peters, da SITA, acrescenta: “A realidade mista atinge um ponto doce de ter uma experiência que é totalmente imersiva para o usuário, mas também mantém essa pessoa no mundo real. O usuário pode interagir com ambos e evita a desorientação ou desconforto da realidade virtual totalmente imersiva. Há benefícios em ter várias pessoas usando o fone de ouvido e, simultaneamente, interagindo com a mesma tela virtual. Isso pode ser realmente útil para os exercícios de planejamento de cenários”.

Enquanto a tecnologia mostra potencial, o SITA Lab avalia, antes do uso em aeroportos, assuntos como peso, tamanho e durabilidade. Os usuários também devem aprender a interagir neste novo ambiente para maximizar seus benefícios.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da SITA.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.