SITA ganha prêmio para tecnologia de embarque biométrico

Tecnologia da SITA para embarque biométrico. Imagem: Divulgação / SITA.

A SITA ganhou o respeitável prêmio anual de desempenho de tecnologia de aviação, o Airline Industry Achievement Awards, da Air Transport World (ATW) de 2018. O prêmio foi concedido para o trabalho da SITA com a JetBlue e a Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA (US Customs & Border Protection – CBP), por entregar um novo processo de autoembarque seguro, sem papel e sem dispositivo, usando a tecnologia biométrica.




Este foi o primeiro sistema de embarque biométrico do mundo que usou apenas uma varredura facial para o embarque de passageiros, aperfeiçoando também a alfândega dos EUA e o controle de saídas da fronteira. Trabalhando com a JetBlue e a Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA, no Aeroporto Internacional Logan de Boston, a SITA demonstrou que a tecnologia biométrica pode reduzir as dificuldades na experiência do aeroporto, inclusive no embarque, onde a integração do controle com sistemas do governo é um dos desafios mais difíceis de resolver.

A tecnologia elimina qualquer cartão de embarque e controle de passaporte. Os passageiros precisam simplesmente olhar para a câmera para uma foto rápida e continuar seu caminho. A integração da linha aérea e dos sistemas governamentais pela SITA mostrou como os passageiros podem desfrutar de uma experiência perfeita, ao mesmo tempo em que demonstram como as companhias aéreas e as agências governamentais podem trabalhar juntas para aumentar a segurança.

Tecnologia da SITA para embarque biométrico. Imagem: Divulgação / SITA.

Barbara Dalibard, CEO da SITA, disse: “Nossa visão é facilitar o transporte aéreo, para companhias aéreas, aeroportos e, finalmente, para passageiros. A integração da biometria com a infraestrutura existente da indústria, sistemas e processos de TI, juntamente com vários sistemas de segurança e controle de fronteira, pode ser complexo, mas oferece uma solução extraordinariamente simples”.

Os Prêmios ATW serão apresentados na The Mansion House, em Dublin, Irlanda, em 27 de março de 2018.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da SITA.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.