Início Variedades Site de radar de voos FlightRadar24 agora tem aviões em azul: o...

Site de radar de voos FlightRadar24 agora tem aviões em azul: o que isso significa?

Ao longo dessa semana, o mais popular site de rastreamento de voos em tempo real, o FlightRadar24, passou a apresentar algumas aeronaves em cor azul ao invés do tradicional amarelo sempre utilizado, gerando curiosidade na maioria dos usuários. O que isso significa?

FlightRadar24 aviões cor azul
Tela do FlightRadar24 mostrando diversos aviões na cor azul

O FlightRadar24 é amplamente conhecido por utilizar os dados do sistema ADS-B das aeronaves para saber sua posição horizontal e sua altitude no espaço aéreo ou em solo. O sistema ADS-B do avião determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente, permitindo que seja rastreada.

Assim, através dos receptores espalhados pelo mundo todo, que o FlightRadar24 fornece às pessoas que tenham interesse em tê-los em sua casa, o site tem uma verdadeira rede global de rastreamento de voos, que cobre uma porcentagem significativa da Terra.

A até mesmo aeronaves não equipadas com sistema ADS-B são apresentadas no site, uma vez que outros sinais emitidos por elas podem ser usados para determinar a posição e altitude desde que captados por pelo menos três receptores ao mesmo tempo (com o ADS-B, apenas um receptor é suficiente).

Porém, certas regiões do globo terrestre não são cobertas pelo alcance dos receptores, seja por não haver pessoas interessadas em tê-los ou por serem regiões muito afastadas e inóspitas, como no caso de oceanos, florestas, desertos, entre outros. Assim, eles resolveram implantar a mudança representada pelos aviões em azul.

A mudança é bastante interessante e ótima para usuários que adoram acompanhar os voos, ou para aqueles que aproveitam para ver horários de pousos e decolagens de aviões, seja para fotografá-los, seja para saber a previsão de partida ou chegada de uma pessoa conhecida que esteja viajando.

As aeronaves azuis representam o novo serviço implantado pelo FlightRadar24, no qual o site passa a captar os dados do sistema ADS-B dos aviões através do espaço, e não mais apenas em terra. Todos os usuários passaram agora a ver voos rastreados via satélite.

Ao clicar em uma aeronave rastreada por satélite, você poderá ver escrito nos dados do voo a indicação “Restreado por satélite” (em inglês, “Tracked via satellite”). A mensagem fica logo abaixo da foto da aeronave no site (conforme imagem a seguir), ou abaixo dos dados do voo no caso do seu aplicativo para dispositivos móveis.

FlightRadar24 aviões rastreados via satélite
Mensagem “Tracked via satellite” apresentada nos aviões em azul

Porém, o serviço de dados vindos do espaço só é apresentado quando não for possível receber a informação em terra, pois existe um certo atraso nos dados de satélite que não existe no sinal recebido diretamente pelos receptores.

O FlightRadar24 informa que, “devido à possível latência de até 10 minutos dependendo da fonte de satélite, as aeronaves azuis só serão exibidas quando não tivermos cobertura terrestre de um voo. À medida que o número de satélites que contribuem com dados para a rede aumenta, o volume de dados aumenta e a latência diminui.”

Se você quiser fazer parte da rede de receptores, saiba que você pode solicitar o seu gratuitamente (clique aqui) no FlightRadar24 (sujeito a avaliação e aprovação deles conforme sua localização), ou até mesmo montar por conta própria o seu receptor, seguindo instruções fornecidas por eles clicando aqui.