Início Empresas Aéreas SNA oficia Azul após denúncias de descontos ilegais em folha de pagamento

SNA oficia Azul após denúncias de descontos ilegais em folha de pagamento

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa que enviou um ofício à Azul Linhas Aéreas na terça-feira, dia 17 de agosto, em que questiona a empresa sobre denúncias de que estariam ocorrendo descontos ilegais nos salários dos aeronautas.

De acordo com os relatos, a Azul estaria obrigando os tripulantes a assinar um “Termo de Responsabilidade e Uso de Equipamento”, que possibilitaria descontos nos salários daqueles que estão na posse de Power Bank, em caso de uso inadequado do dispositivo.

O sindicato ressalta que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) veda taxativamente que o empregador efetue descontos nos salários dos empregados, exceto no caso de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Além disso, a Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular também veda descontos em folha de pagamento sem autorização expressa do aeronauta.

Assim, o SNA entende que a assinatura dos termos pelos aeronautas é ilegal e não deve ser exigida para o fornecimento do equipamento de trabalho.

O sindicato espera esclarecimentos o mais breve possível e solicita o cancelamento do envio dos termos de responsabilidade para a solução do problema apontado.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Sair da versão mobile