Início Empresas Aéreas

SNA oficia Azul após denúncias de descontos ilegais em folha de pagamento

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa que enviou um ofício à Azul Linhas Aéreas na terça-feira, dia 17 de agosto, em que questiona a empresa sobre denúncias de que estariam ocorrendo descontos ilegais nos salários dos aeronautas.

De acordo com os relatos, a Azul estaria obrigando os tripulantes a assinar um “Termo de Responsabilidade e Uso de Equipamento”, que possibilitaria descontos nos salários daqueles que estão na posse de Power Bank, em caso de uso inadequado do dispositivo.

O sindicato ressalta que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) veda taxativamente que o empregador efetue descontos nos salários dos empregados, exceto no caso de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Além disso, a Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular também veda descontos em folha de pagamento sem autorização expressa do aeronauta.

Assim, o SNA entende que a assinatura dos termos pelos aeronautas é ilegal e não deve ser exigida para o fornecimento do equipamento de trabalho.

O sindicato espera esclarecimentos o mais breve possível e solicita o cancelamento do envio dos termos de responsabilidade para a solução do problema apontado.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Sair da versão mobile