Início Empresas Aéreas Airbus A350 novinho da South African é flagrado em voo para o...

Airbus A350 novinho da South African é flagrado em voo para o deserto

Jatos foram uma compra de oportunidade da empresa

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Adam Moreira via Wikimedia Commons

Pouco mais de nove meses depois de receber seu primeiro avião Airbus A350, a combalida South African Airways está, aparentemente, devolvendo os jatos. Não houve anúncio ou alarde, mas um dos A350 já foi flagrado voando para o deserto espanhol.

O primeiro jato do modelo foi recebido no primeiro dia de novembro do ano passado, e tinha objetivo de marcar uma revolução na empresa que contava com uma antiga e cara frota de quadrijatos Airbus A340 e alguns antigos A330.

Curiosamente, este primeiro avião iria para a LATAM, mas foi alugado para a Tianjin Airlines, do grupo chinês HNA, como revelamos com exclusividade. Como a aérea chinesa também estava em crise e não recebeu os jatos, eles acabaram nas mãos da South African Airways, que procurava por montar uma frota mais econômica.

Imagem do FR24 mostra o jato ZS-SDD voando para Teruel

Ao longo dos últimos meses, quatro jatos Airbus A350-900 foram recebidos pela South African, os quais operaram por um curto período de tempo na companhia sul-africana, estando fixos nas rotas de Joanesburgo para Nova Iorque e Frankfurt.

Na época em que foram arrendados, a South African conseguiu um ótimo preço por eles, mas ainda era uma tímida demonstração de renovação de frota da companhia. Como resultado, a empresa continuou a ter problemas financeiros nos meses seguintes. Então, veio o Coronavírus, que chegou como um golpe fatal na empresa, que hoje se arrasta entre um plano de salvação “que não para em pé” e a falência.

Sem conseguir se sustentar, a empresa vê sua frota de longo alcance se esvair cada vez mais. Agora, chegou a vez de um dos seus mais modernos jatos ir embora. Isso por que, na noite dessa sexta-feira (10), o A350-900 de registro ZS-SDD, o avião mais novo da frota da empresa, com apenas 6 meses de uso, foi flagrado voando para Teruel, na Espanha, uma região de clima seco, onde será estocado e preservado até achar um novo dono.

No momento em que essa matéria foi escrita, a aeronave ainda estava em voo e pode ser acompanhada em tempo real pelo FlightRadar24, clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A