Com rotas definidas e nova pintura, South African recebe seu primeiro Airbus A350

Airbus A350 South African
Airbus A350 decola de Cingapura rumo à Joanesburgo no voo de entrega

A South African Airways recebeu hoje o seu primeiro de quatro jatos Airbus A350, e já anunciou uma nova rota para o jato. Havíamos antecipado o assunto na última terça-feira, quando reportamos que o bimotor ainda ostenta a matrícula da sua antiga operadora, a Hainan Airlines. Porém, antes de chegar na aérea chinesa, o jato era previsto ser o PR-XTI da LATAM Brasil, que desistiu da encomenda.

Um segundo A350-900 já está sendo preparado para a companhia aérea africana, e igualmente será um ex-Hainan/LATAM, o qual já está em Cingapura para pintura. Além desse, mais dois virão da Air Mauritius em regime de sub-leasing.

Junto com a chegada do primeiro avião, a empresa também falou de rotas. Os primeiros dois A350 serão utilizados na rota Joanesburgo – Nova Iorque, enquanto que os dois últimos serão empregados no voo para Frankfurt, ambas realizadas atualmente com o quadrijato Airbus A340-600. A configuração do novo Airbus é de 246 assentos na econômica, 63 na econômica extra e 30 assentos-cama na executiva, totalizando 339 assentos.

O contrato de leasing para as aeronaves da South African Airways está sendo firmado com uma empresa japonesa e terá duração de três anos, podendo ser renovado. Valores não foram informados mas a média mensal de leasing para um A350-900 novo é de $1,14 milhões de dólares.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos