Southwest avalia nova encomenda do 737 MAX, com 500 unidades a longo prazo

Imagem: Divulgação / Boeing.

A Southwest Airlines está considerando um pedido de “mais do que um punhado” de aeronaves 737 MAX da Boeing, uma vez que a maior transportadora de baixo custo dos Estados Unidos se beneficia de impostos mais baixos e da expansão da demanda de viagens naquele país.




As discussões com a Boeing estão em andamento, disse o presidente-executivo da Southwest, Gary Kelly, na terça-feira (03/04), sem especificar um número para uma possível encomenda. O CEO reafirmou que a companhia aérea acrescentaria potencialmente mais 500 aviões no futuro a longo prazo.

Os comentários de Kelly ressaltaram os planos da Southwest para o crescimento, uma vez que experimentaram uma queda em sua frota depois de aposentar um grupo de seus 737s mais antigos no final do ano passado. O CEO disse em dezembro que a Southwest pretendia usar algumas economias com a redução das alíquotas do imposto corporativo para expandir sua frota de 706 aeronaves ou substituir aeronaves antigas.

“Não acredito que teríamos mais acesso a novas entregas neste ano, portanto, provavelmente a nova encomenda não começaria a ser entregue antes do ano que vem”, disse Kelly na inauguração do novo centro de treinamento de pilotos e controle de operações aéreas da companhia, que é fruto de um investimento de US$ 250 milhões. “Com o capital extra, estamos trabalhando em maneiras de servir melhor nossos clientes e o primeiro lugar que queremos é continuar a modernizar nossa frota.”

Imagem: Divulgação / Boeing.

Pedidos pendentes

A Southwest tem 227 opções de compra do MAX, a versão mais recente do jato mais vendido da Boeing. A companhia aérea, que foi o cliente de lançamento do novo 737, recebeu as entregas de 13 aeronaves até o momento. A Southwest é a maior operadora de Boeing 737 no mundo. A companhia aérea converteu em janeiro opções existentes para pedidos firmes de 40 aeronaves MAX 8, enquanto atrasava as entregas de 23 MAX 7s, a variante menor, até 2023 e 2024.

A transportadora continua no caminho para receber aprovação regulamentar federal para operar voos da costa oeste dos Estados Unidos para o Havaí, disse Kelly. Se a certificação for recebida até outubro, a Southwest deve voar para o estado insular até o final deste ano, disse ele, “mas não há garantias de que isso aconteça”.

A Southwest planeja atender a múltiplos destinos no Havaí e ainda está considerando voos entre as ilhas, uma ideia que “nos tornamos mais intrigados”, disse Kelly.

 
Informações pela Bloomberg.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias