Southwest quer jatos 737 MAX abandonados, após a liberação dos voos

Tudo se encaminha para a volta dos voos com o Boeing 737 MAX, já que sua liberação se aproxima. Com isso, pode haver um aumento nas entregas do seu maior cliente, a Southwest Airlines.

Divulgação – Southwest

A notícia de que a liberação pode ocorrer tão logo quanto no próximo dia 18, foi revelada pela Reuters na noite de ontem e confirmada pela própria FAA. Fontes do AEROIN também confirmaram que a fabricante se prepara para a liberação ainda nesse mês, se tudo correr bem daqui em diante.

Segundo Steve Dickson, chefes da Administração Federal de Administração dos EUA (FAA) e que voou no 737 MAX após as modificações, a liberação deve ocorrer nos próximos dias, com a finalização da revisão das modificações propostas pela Boeing.

Southwest de olho

A Bloomberg reporta que a Southwest Airlines estaria negociando com a Boeing uma aquisição de 30 jatos 737 MAX que estão “sem dono”, já que as companhias aéreas que os encomendaram cancelaram os pedidos, seja por falta de confiança no modelo ou pela crise do coronavírus.

Estes jatos fazem parte dos 450 que a Boeing construiu, mas não conseguiu entregar, já que o avião foi proibido de voar no mundo inteiro em março de 2019, após dois acidentes que vitimaram 346 pessoas.

A própria Southwest informou que está revisando seu plano de frota com a Boeing, mas não entrou em detalhes. Segundo a Bloomberg, os 30 jatos seriam entregues assim que possível, pendente apenas da fila de modificações que terá que enfrentar. Porém, isto não significa um aumento dos pedidos, já que a Southwest quer descontar estas encomendas de jatos “abandonados” do número de entrega totais, apenas acelerando o processo de entrega.

Não está claro quem “abandonou” estes aviões e qual o custo envolvido na troca, se existe, já que a companhia terá no futuro uma frota 100% MAX e teve prejuízos acumulados pela paralisia, no entanto, sabe-se que a Boeing procurava recolocar esses jatos “abandonados” em outras empresas e, para tanto, estaria oferecendo um generoso desconto.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias