Stansted recebe seu primeiro voo comercial de A380 devido à UEFA League

A última terça-feira foi um dia especial no aeroporto de Stansted, em Londres. O aeroporto recebeu seu primeiro voo comercial do Airbus A380, quando o super jumbo passou para dizer “Hi (Fly)”.

Airplane Airbus A380 Hi Fly
Airbus A380 da Hi Fly – Imagem: Joseph Bezzina

A portuguesa HiFly operou voos charter para Baku, no Azerbaijão, para transportar as equipes britânicas Chelsea e Arsenal para a final da UEFA Europa League.

O A380 visitou o aeroporto anteriormente, mas apenas para treinamento da tripulação no tipo. O marco é significativo, pois, de todos os aeroportos de Londres, Stansted é o menos equipado para lidar com o A380.

Segundo o comandante informou ao Simple Flying:

“Os aeroportos de Stansted e Baku podem aceitar o A380 com mitigações e restrições específicas.

Os Serviços de Resgate e Combate a Incêndio (RFFS) em ambos os aeroportos precisam ser atualizados para acomodar a aeronave. Esta atualização envolve a aplicação de máquinas e/ou pessoal de estações próximas para estar disponível no momento da chegada e partida da aeronave. É um procedimento comum e é posto em vigor com aviso prévio às autoridades do aeroporto.

Em ambos os aeroportos há restrições de movimentação terrestre devido ao tamanho da aeronave, sendo a envergadura da asa o componente mais restritivo. O movimento e o estacionamento da aeronave podem ser feitos apenas em rotas e posições específicas.

No caso de Baku, apenas uma das duas pistas é adequada para o A380. A nossa operação foi coordenada com os Controladores de Tráfego Aéreo, que eram muito cooperativos.”

Suites de primeira classe

O Airbus A380 da HiFly pertencia à Singapore Airlines. E a HiFly não se preocupou em refazer o interior da aeronave. Isso significa que os passageiros têm a possibilidade de se sentar em uma suíte de primeira classe a bordo.

A Norwegian inclusive aproveitou-se disso quando operou a aeronave entre Londres e Nova York, pedindo aos passageiros que visitassem as suítes. Como o A380 da HiFly é alugado via “wet lease”, toda a tripulação e o serviço a bordo são fornecidos pela HiFly.

Informações pelo Simple Flying.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.