Start-up belga inicia operações com Fokker 50 e rota premium

Na tarde de ontem (9), foi realizada uma cerimônia no aeroporto de London City para comemorar o início oficial das operações da empresa belga Air Antwerp. A nova companhia aérea regional voará 16 vezes por semana entre Antuérpia e Londres com um turboélice Fokker 50 para 50 passageiros. Por ser uma importante rota de negócios, Air Antwerp e a KLM assinaram uma parceria comercial nesta rota na forma de um acordo de compartilhamento de código, desta forma os bilhetes para a rota podem ser adquiridos tanto nos site da KLM quanto no da Air Antwerp.

“Nos últimos meses, uma pequena equipe trabalhou muito para obter o certificado de operador aéreo. Exatamente há um mês – um pouco mais rápido do que esperávamos – nosso COA ‘pousou’ em minha caixa de correio “, disse Johan Maertens, CEO da Air Antwerp.” Eu agradeceço a todos os nossos funcionários, fornecedores e parceiros pelo trabalho árduo. Também um sincero agradecimento aos nossos acionistas, CityJet e KLM, pela confiança que eles nos deram para tornar esse empreendimento possível. Por último, mas não menos importante, eu quero agradecer aos nossos clientes pelas muitas respostas e incentivos entusiasmados que recebemos por e-mail e mídias sociais. A importante rota Antuérpia – London City está de volta!”

Marcel Buelens, CEO do Aeroporto de Antuérpia, acrescentou: “pudemos adicionar um destino comercial extremamente importante ao Aeroporto de Antuérpia, esta rota atrairá muitos homens e mulheres de negócios. Neste momento, ainda não sabemos ao certo o que o Brexit trará exatamente, mas o fato é que o comércio e os negócios com o Reino Unido não diminuirão, pelo contrário. Esperamos que ainda mais pessoas tenham que viajar para a capital britânica para resolver seus assuntos. O Aeroporto de Antuérpia está pronto e capitalizará totalmente suas vantagens como um aeroporto regional eficiente e com excelente desempenho operacional”.

A startup regional belgaAir Antwerp foi criada em maio de 2019. A nova companhia aérea regional tem sede em Antuérpia e é de propriedade da CityJet (75%) e da KLM (25%). De início operará três voos diários entre Antuérpia e London City durante a semana. Nas noites de domingo, uma frequência está sendo oferecida, com preços variando de 90 a 150 euros o trecho.

A frota possui apenas um Fokker 50, de matrícula OO-VLS. A aeronave tem quase 30 anos de uso e uma longa história, tendo voado inicialmente na Ansett Airlines, da Austrália e passado posteriormente pela Alemanha, Espanha, Eslovênia, Irlanda e Suécia, até chegar na Bélgica.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.