Sultão de Brunei pega seu Boeing 747-8 particular e faz passagem baixa

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Sultão de Brunei decidiu curtir um pouco seu Boeing 747 privado e fazer uma passagem baixa sobre um aeroporto na Malásia, após dar uma rápida volta com seu Jumbo VIP.

O flagra foi registrado por Mohd Nur Rahim, que estava a bordo de um outro avião (provavelmente um turboélice ATR) e gravou a aproximação e passagem baixa no Aeroporto de Mulu, na fronteira da Malásia com Brunei.

Este pequeno aeroporto tem apenas uma pequena pista de 1.500 metros de comprimento, que não comporta o Boeing 747, mas o Sultão Hassanal Bolkiah seguiu para uma aproximação como fosse pousar no aeroporto, tendo inclusive baixado o trem de pouso, embora não tenha tocado a pista durante a passagem baixa.

Aeroporto de Mulu em imagem do Google Maps

O Sultão

O sultão é o título islâmico para um monarca, uma espécie de Rei, que está abaixo de um Imperador (Califa), mas tem poder total sobre um território, no caso o pequeno Brunei. Hassanal está no poder desde 1968 e sua frota privada conta com um 767-200 e um 787-8 Dreamliner, além deste lindo (para dizer o mínimo) 747-8 do vídeo.

A cena é rara já que existem poucos 747-8 de passageiros no mundo e muito menos aeronaves VIP do modelo. No total, foram produzidas apenas 47 unidades, sendo que a última deixou a linha de produção em 2017 e foi para a Korean Air. Caso você não consiga visualizar o vídeo no início desta reportagem, clique aqui para acessa-lo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Tripulantes da Azul aprovam o fim antecipado da redução de salário...

0
Veja como votaram comissários, copitolos e comandantes para o fim do regime de redução de jornada de trabalho e salários da Azul.