Início Indústria Aeronáutica Superam 10 milhões de horas de voo os motores CFM LEAP, do...

Superam 10 milhões de horas de voo os motores CFM LEAP, do 737 MAX e A320neo

Imagem: Aerofossile2012 / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

A CFM Internacional anuncia que seu motor LEAP atingiu um dos mais rápidos acúmulos de horas e ciclos da história da aviação comercial. A frota do LEAP – acrônimo de “Leading Edge Aviation Propulsion”, ou Vanguarda da Propulsão da Aviação – ultrapassou 10 milhões de horas de voo e cinco milhões de ciclos de voo em menos de cinco anos de serviço comercial.

O motor é utilizado pelas famílias de aviões Boeing 737 MAX e Airbus A320neo, assim como também será opção para o chinês Comac C919.

Desde que o primeiro voo com motor LEAP entrou em serviço comercial em agosto de 2016, o programa de motores cresceu exponencialmente. Quase 1.400 aeronaves com este modelo de motor foram entregues em cinco continentes até o momento.

Divulgação – Boeing

A CFM International é uma empresa conjunta formada entre a GE e a Safran Aircraft Engines. Seu motor LEAP experimentou o aumento de pedidos mais rápido da história da aviação comercial e a empresa já entregou aproximadamente 2.800 deles, instalados para um total de 136 operadores em todo o mundo.

“O motor LEAP continua entregando o que prometemos há mais de dez anos, quando lançamos o programa. A taxa com que a frota vem acumulando horas e ciclos é fantástica. Estamos honrados em continuar a fornecer potência confiável às frotas de nossos operadores globais, com uma visão compartilhada e ambição de criar emissões mais baixas e ruído reduzido para entregar as operações de voo mais eficientes possíveis”, disse Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International.

A CFM declara que está trabalhando ativamente para cumprir sua clara ambição de construir um futuro mais sustentável, liderada com o motor LEAP, que está proporcionando aos operadores uma melhoria de 15 por cento no consumo de combustível e emissões de CO2 em comparação com os motores da geração anterior, juntamente com reduções também relevantes nas emissões de ruído.

Toda essa tecnologia é focada em fornecer maior utilização, incluindo a confiabilidade histórica da CFM, maior disponibilidade de ativos, tempo otimizado para ajudar a manter os custos de manutenção baixos e ações de manutenção minimizadas, tudo suportado por análises sofisticadas que permitem à CFM fornecer manutenção preditiva personalizada ao longo da vida do produto.

Os motores LEAP são os sucessores dos populares CFM56, que impulsionam aeronaves das famílias Airbus A320 e Boeing 737 Classic e NG, além dos Airbus A340-200 e A340-300, dos McDonnell Douglas DC-8-70 e dos Boeing KC-135R.

Sair da versão mobile