Início Empresas Aéreas

Surinam Airways mal voou e já quis se livrar de seu Boeing 777

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Surinam Airways sempre tem alguma surpresa que deixa o mundo aeronáutico mais curioso. A mais recente delas foi a surpreendente decisão de se desfazer de seu Boeing 777, um jato de segunda mão incorporado em dezembro de 2019, mas que quase não voou desde que chegou ao Suriname.

Segundo dados do RadarBox, fazem apenas dois meses desde que o 777 foi finalmente usado comercialmente na rota entre Paramaribo e Amsterdã, após um longo atraso por pendências de documentação e certificação ETOPS. No entanto, desde o início de fevereiro o aparelho está fora de operação por conta de um problema com um dos motores e, desde então, está estacionado na Holanda.

Tracking do voo – RadarBox

Em um boletim informativo, a Surinam Airways relatou que a manutenção técnica mostrou que, no pior dos casos, um item de custo elevado deveria ser trocado e, talvez, poderia ser necessária até a substituição de um dos motores no curto prazo. Esse fato levou a administração da empresa a tomar a decisão de devolver antecipadamente o jato à Boeing.

Alguns termos foram então discutidos com a Boeing e a decisão, por consenso, foi levar a aeronave a um local a determinado pela fabricante, que é dona da aeronave.

Desta forma, o jato decolou na quarta-feira (3) e pousou em Victorville, na Califórnia, onde será analisado. Ainda não se sabe a saída que será dada para o assunto, já que a chegada do desejado 787 ao Suriname ainda não tem uma data certa. Por enquanto, o voo regular entre Paramaribo e Amsterdã está sendo operado pela Air Belgium com um Airbus A340. 

Curiosamente, o Boeing 777 chegou para substituir o A340 que dava muitos problemas, além de encerrar os leasings com a Air Belgium, que são muito custosos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile