Surpresa: Boeing 737 “MAX” da Flybondi é flagrado em voo da Argentina para os EUA

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Essa é outra história bacana que a aviação proporciona. Mas calma, não é nada disso que você está pensando. Não é de um Boeing 737 MAX que estamos falando. Melhor dizendo, é de um Boeing 737 “Max” que não é um MAX.

Foto de BugWarp via Wikimedia Commons

Essa história toda começou em junho de 2018, quando a empresa aérea low-cost da Argentina Flybondi recebeu seu quinto Boeing 737-800, de matrícula LV-HFQ.

Sendo uma empresa declaradamente de espírito jovem e com objetivo de democratizar o transporte aéreo nas terras portenhas, a Flybondi sempre optou pela simplicidade, inclusive ao batizar seus aviões. Foi então que, após um concurso e em homenagem a um cachorrinho, a companhia aérea decidiu dar ao avião um nome que causaria muita confusão: “Max”.

Desde então, o avião de 14 anos estava encarregado da maior parte das operações internacionais da empresa. Mas aí chegou a pandemia e o “Max” não pôde mais voar.

Segundo o site argentino Aviacionline, as condições de mercado e o alto custo do aluguel da aeronave – 30% superior ao restante da frota – motivaram a saída do HFQ. 

Um executivo da empresa declarou: “No âmbito da suspensão de voos, sem operações e sem gerar receita, o retorno dessa aeronave gerará uma economia significativa nos custos fixos da empresa, permitindo, assim, continuar priorizando a fonte de trabalho para todos os nossos funcionários”, reportou o Aviacionline.

Com isso, a empresa chegou a um acordo com a empresa de leasing Avolon para a devolução da aeronave, o que aconteceu no começo dessa semana. Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave decolou da Argentina na manhã do dia 9 de junho e, após uma escala no Equador, seguiu para Tucson, no Arizona, onde ficará armazenada.

A perna final do voo de devolução do “MAX”

Afinal, quem é o Max

Nem é necessário comentar sobre a confusão que o nome causou, sobretudo quando o Boeing 737 MAX foi totalmente parado em todo o mundo em março de 2019. Segundo a empresa, muitos passageiros receosos questionavam o porquê dela estar voando com um “Max”.

Para esclarecer o mal entendido, a empresa chegou a fazer vários posts em sua rede social, como o abaixo, explicando que o “Max” não era um Boeing 737 MAX, mas um Boeing 737-800NG batizado de “Max”.

Na época da chegada da aeronave, a Flybondi iniciou um concurso no país para que as pessoas sugerissem o nome do quinto avião e justificassem a escolha. A campanha foi chamada de #PoneleNombreAUnFlybondi. A ideia era que ele fosse batizado com um nome de um animal de estimação.

Como informou o portal La Voz, o vencedor acabou sendo um cãozinho de Córdoba, que tinha uma história bastante triste, mas com final feliz. Ele havia sido abandonado no aeroporto da cidade de Córdoba, mas acabou encontrado por Andrés Lavallén, que o levou para a casa e dele cuidou.

Andrés informou que, durante vários dias, procuravam pelos donos do animal, que nunca apareceram. Então, o filhote de oito meses acabou ficando com sua família. 

Enfim, não restavam mais dúvidas para a equipe da Flybondi, e então o pequeno vira-lata “Max” ganhou um avião com seu nome. Na época, a empresa aérea chegou a fazer um vídeo com a escolha, que você assiste abaixo.

Y el ganador de #PoneleNombreAUnFlybondi es… MAX!Él es un cachorro mestizo de un año que fue abandonado en el Aeropuerto de Córdoba. Durante un control perimetral, fue encontrado por un empleado del aeropuerto e inmediatamente lo puso a salvo ya que al estar cerca de las pistas, su vida corría peligro.Ya seguro en el aeropuerto, Max (que en ese momento no tenía nombre), se ganó el corazón de todos los empleados hasta que conoció a su actual dueño, Andrés, con el que tuvo conexión instantánea. Andrés se ofreció a hacerse cargo de él e incluso a buscar a su dueño en el caso de que se hubiese perdido, pero al no tener respuesta, Max se quedó con él.Y llegó el momento de ponerle nombre, y qué mejor que uno relacionado a los aviones ya que su historia comienza en el Aeropuerto. Fue elegido Max, en honor a un modelo de Boeing 737-800.Hoy Max le da nombre a nuestro 5to avión y Andrés vuela gratis por UN AÑO! Felicitaciones y bienvenido Max a la familia Flybondi!

Posted by flybondi.com on Tuesday, June 26, 2018

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias