TAAG pode ser vendida para a Qatar Airways após privatização

A companhia árabe Qatar Airways está prestes a intensificar sua presença na África. Após o anúncio de seu voo para Angola, negociações foram iniciadas para compra de parte da TAAG.

Boeing 777-300ER da TAAG pousa em São Paulo - GRU
Boeing 777-300ER da TAAG pousa em São Paulo – GRU

Segundo o jornal angolano Novo Jornal, o Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, está negociando com a Qatar Airways a compra de uma grande fatia da Transportes Aéreos de Angola (TAAG), após a sua privatização.

A privatização é esperada para ocorrer até 2021 através do programa Propriv. A idéia é que a Qatar Airways assuma a gestão da companhia, independente da sua participação acionária. O governo de Angola quer a seguinte divisão: 51% das ações mantendo-se com o estado, 39% com a Qatar Airways e 10% com funcionários da companhia.

A aérea nacional de Angola enfrenta dificuldades para se manter rentável, e inclusive cancelará a histórica rota Luanda – Rio de Janeiro, que será suspensa a partir de 28 de outubro próximo. O voo era realizado duas vezes por semana com o Boeing 777-300ER.

Início dos voos para Angola

O primeiro voo entre Doha e Luanda será em 29 de março de 2020. Serão cinco voos por semana com o Boeing 787-8 Dreamliner, configurado para 254 assentos, sendo 22 na Executiva e 232 na Econômica.

O CEO do grupo Qatar Airways, Sr. Akbar Al Baker, disse estar entusiasmado por anunciar o novo serviço, o mais recente destino na rede africana em rápida expansão. “A nova rota para a cidade costeira de Luanda não apenas solidifica ainda mais os laços entre o Estado do Qatar e Angola, como também nos permitirá proporcionar uma viagem ininterrupta de e para este país fascinante e uma das economias que mais crescem no mundo. A Qatar Airways está comprometida em aumentar sua presença na África e ampliar para 24 destinos, dos atuais 17.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos