TAM irá substituir manuais de voo em papel por tablets.

352
A TAM Linhas Aéreas está substituindo os manuais impressos usados pelos pilotos por tablets equipados com aplicativos aeronáuticos e documentação digitalizada. Os tablets devem ser utilizados em todas as fases do voo e proporcionarão ainda mais agilidade para que os pilotos consultem dados técnicos da aeronave. Atualmente os manuais em papel ficam disponíveis nas cabines de comando dos aviões para consulta.

A inovação deve conferir mais agilidade na operação e rapidez nas atualizações do material, o qual poderá ser consultado em poucos cliques. Os documentos relacionados à liberação da aeronave para o voo também serão expedidos com mais agilidade no aeroporto, em um processo automático realizado por meio de aplicativos instalados nos tablets.

Neste primeiro momento, a TAM está realizando estudos com um grupo específico de pilotos. A previsão é que, até o fim deste ano, após conclusão da fase atual de testes, toda a frota da empresa poderá contar com os tablets. Durante este período, o projeto está sendo supervisionado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é a responsável pela aprovação da iniciativa.

A substituição dos documentos impressos em papel por tablets representa um grande avanço tecnológico e está alinhada com as melhores práticas do setor aéreo. Com a inovação, cada aeronave deverá deixar de carregar o equivalente a 40 quilos em manuais impressos. Em um ano, a previsão é de que a TAM deixe de emitir 2800 toneladas de CO2 na atmosfera, contribuindo também na preservação do meio ambiente.

Veja outras histórias

Avião Airbus A319 Air France

Eco-taxas vão destruir a aviação e falhar em salvar o meio...

0
A IATA alertou que as novas taxas ambientais propostas na França não irão descarbonizar o setor de aviação e ainda vão eliminar 150.000 empregos.