TAM recebe pedidos de conversão de 8 aviões Saab 340 para cargueiros

Saab 340 – Imagem: Täby Air Maintenance

A sueca Täby Air Maintenance (TAM) recebeu durante o verão europeu oito pedidos do Saab 340 Cargo Conversion NG (Nova Geração), nova opção apresentada ao mercado há cerca de um ano.

Com uma sólida experiência na conversão de vários Saab 340 de transporte de passageiros para a configuração de carga, o pacote atualizado Cargo Conversion NG tem como foco a economia de peso, permitindo o aumento do alcance e da carga útil. Graças ao uso extensivo de painéis de fibra de carbono, o compartimento de carga principal foi redesenhado com espaços de carga alargados.

Os novos painéis de fibra de carbono também proporcionam boa redução de peso, em comparação com os painéis anteriores de alumínio, com economia total em peso vazio básico da aeronave de até 180 kg.

A redução do número de redes instaladas em cinco posições, em vez das oito anteriores, proporciona um carregamento simplificado, bem como a possibilidade de carregar unidades de carga maiores.

Imagem: Täby Air Maintenance

“Começando nesta primavera, vemos um aumento do interesse por nossa nova geração de conversões de cargueiros e atualmente temos pedidos de oito Saab 340 a serem convertidos para carga em 2021, acima das previsões anteriores de 4 a 6 conversões”, disse Pär Gulle, Diretor Executivo da TAM.

Além da superação das expectativas anteriores, o diretor comenta que a empresa está em negociações finais com clientes adicionais, estimando ter entregue um total de mais de duas dúzias de cargueiros Saab 340 convertidos até o próximo inverno.

“Com 400 libras (quase 200 kg) em economia de peso, o programa de conversão de carga da Nova Geração certamente atrairá vários transportadores de carga expressa, bem como outros operadores de carga de curta distância, já que a nova versão permitirá um aumento no alcance ou na carga útil, ou uma combinação dos dois”, afirma Pär.

“Em geral, o atual portfólio de serviços oferecidos pela TAM – manutenção e reforma do Saab 340 e Saab 2000, complementado em 2020 com a família ATR72 e com as amplas reformas, modificações e conversões de carga dos Saab 340 – continuam a se mostrar o conceito certo para nós”, finaliza o diretor.

Informações da Täby Air Maintenance

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias